Normas

Normas para submissão dos resumos

Formatação dos resumos (para todas as modalidades de trabalho)

  • O resumo em português, espanhol, francês ou inglês deverá ter no máximo 2000 (dois mil) caracteres, incluindo espaço e três (03) palavras-chave.
  • Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx). Não serão aceitos arquivo com a extensão em pdf.
  • O texto do resumo deverá ser enviado em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, folha A4, margens com 2,5, incluindo na seguinte ordem:
    • título do eixo temático centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
    • título do resumo centralizado, com letras maiúsculas e em negrito;
    • na linha abaixo, com letra minúscula, alinhado à direita, nome do(s) autor(es), seguido da instituição e e-mail;
    • corpo do resumo;
    • três (03) palavras-chave.
    • Observação: O resumo não deve conter referências bibliográficas.
  • O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo(s), referencial teórico, metodologia desenvolvida, bem como as principais conclusões, tendo clara relação com um dos eixos temáticos do Congresso.
  • No caso dos Simpósios, seguir as mesmas normas de formatação acima e, em um arquivo único, incluir:
    • Resumo do Simpósio, contendo título do eixo temático, título do Simpósio, nome do coordenador e dos participantes, seguidos das instituições e dos e-mails, resumo do Simpósio que sintetize a proposta apresentada e três (03) palavras-chave;
    • Resumo do trabalho do Coordenador;
    • Resumos dos demais participantes;
    • Envio do texto completo no processo de submissão da inscrição.

Normas para Envio de Trabalhos Completos

  • O autor cujo resumo for aprovado deverá enviar, no prazo determinado, o trabalho completo em português ou espanhol. (Ver link do cronograma do evento).
  • Os trabalhos que compõem o SIMPÓSIO deverão ser enviados exclusivamente pelo coordenador e organizados em arquivo único, contendo cada trabalho entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, imagens, gráficos e tabelas e sem contar o resumo.
  • O trabalho completo da COMUNICAÇÃO deverá ter entre 25.000 e 40.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, imagens, gráficos e tabelas e sem contar o resumo.
  • O trabalho completo da SESSÃO DE CONVERSAS deverá ter entre 15.000 e 20.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, imagens, gráficos e tabelas e sem contar o resumo.
  • O trabalho completo do PÔSTER deverá ter entre 10.000 e 12.000 caracteres com espaço, incluídas as notas, referências, quadros, tabelas, imagens, e referências bibliográficas, sem contar o resumo.
  • Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office, com extensão em Word (doc; docx). Não serão aceitos arquivo com a extensão em pdf.
  • O trabalho completo, em qualquer uma das modalidades, deverá ser enviado com a seguinte formatação: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, formatação justificada, folha A4, margens com 2,5, incluindo na seguinte ordem:
    • título do eixo temático centralizado, caixa alta e em negrito;
    • título do trabalho centralizado, caixa alta e em negrito.
    • na linha abaixo, com letra minúscula, alinhado à direita, nome do(s) autor(es), seguido da instituição e e-mail;
    • corpo do texto, incluindo imagens, gráficos e tabelas;
    • citações de até três linhas devem estar inseridas no texto, com aspas; as que passarem de três linhas devem ser separadas do corpo do texto com recuo de 4cm e letra 11;
    • As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (FREIRE, 1993a), (JOSSO, 1991b, p.95).
    • Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT. Quando necessário, utilizar notas de rodapé que devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

Entidades Promotoras

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