ANAIS Eixo 2

EIXO 2 - Espaços Formativos, Memórias e Narrativas

COMUNICAÇÕES

Trabalhos Autores Instituições
Ginásio Barão do Rio Branco nas memórias de Oliva Enciso: um estudo sobre uma instituição de ensino secundário organizada pela campanha nacional de educandários gratuitos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Abigail Ferreira Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Trajetórias docentes de professoras em escolas multisseriadas do campo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Acácio Alves de Oliveira Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
“Vem jogar mais eu, mano meu!”: narrativas de ensinaraprender capoeira na escola
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Admir Soares de Almeida Junior Universidade Federal de Minas Gerais
Uma turma de EJA, as artes dos sentidos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adriana Ap. Molina Gomes Universidade Federal de Goiás
Reconfiguração das práticas na escola mariana nunes passos: um projeto multirreferencial.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adriane Ayub Correa Satyro Silvia Beatrix Tkotz Fábia Moreira Silva Josiane Vilasboa de Vasconcellos Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Universidade Estácio de Sá
Ensino de ciências e formação de professores: problematização e afetividade em narrativas dos tempos de infância
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adriano Aparecido Soares da Rocha Alexandre Pereira Sousa Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará Instituto Federal do Maranhão Universidade Federal do Pará
Narrativas de formação e práticas: singularidades (auto)formativas para constituição do ser professora
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adriano Sales dos Santos Silva
Elisa de Nazaré Gomes Pereira
Maria da Conceição Gemaque de Matos
Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA
Ruralidades na trajetória de vida e formação de uma professora idosa
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adson dos Santos Bastos
Fabrício Oliveira da Silva
Graziela Ninck Dias Menezes
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia
Instituto Federal da Bahia
Memórias da escola e aprendizagens de docência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Alboni Marisa D P Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
A esteira das narrativas (auto) biográficas de uma professora do ensino superior e sua relação com os alunos: implicações de contar-se
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
Ensino de leitura na EJA: uma análise discursiva das narrativas de formação de professores de 4º Ciclo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Allan de Andrade Linhares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
O diário reflexivo do professor que ensinará matemática nos anos iniciais: o que revelam sobre a formação inicial e sua futura prática profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Américo Junior Nunes da Silva
Carmen Lucia Brancaglion Passos
Universidade Federal de São Carlos
Práticas docentes: caminhos entre narrativas e formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Cristina Correa Fernandes
Andréa Relva da Fonte G. Endlich
Cláudia Vianna de Melo
Universidade Federal Fluminense Universidade Estadual do Rio de Janeiro
A gestão da sala de aula no grupo escolar Coronel Solon na década de 1958 e 1970: com a palavra, as professoras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Glícia de Souza Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Das narrativas de auto(formação) de estudantes universitários a construção de projetos de vida realizados com análise mediante compreensão cênica veiculada no VI CIPA
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Margarida Veiga Simão 
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
Universidade de Lisboa
Universidade Federal de Pelotas
Considerações acerca do desenvolvimento profissional docente: experiências de investigação e formação na iniciação à docência.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Paula Gaspar Melim Ordália Alves Almeida Universidade Católica Dom Bosco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Portfólios reflexivos e narrativas sobre o processo vivido no PIBID
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos
Extensão universitária como espaço de formação docente: experiências narradas por licenciandos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Paula Medeiros Destro
Amanda Yasmim Cezarino
Tânia Maria de Lima
Universidade Federal de Mato Grosso
Los problemas de la enseñanza situada. Historias de enseñantes y formación docente. El caso del Instituto A. Palacios
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Vivian Lucci Universidad de Buenos Aires
Professoras tecelãs: memórias de leitura, teares narrativos e representações de si
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
André Magri Ribeiro de Melo Universidade Federal de Minas Gerais
Narrativas e memória sobre a comunidade Quilombola Exú
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Angela Maria dos Santos
Maria Lúcia Rodrigues Muller
Universidade Federal de Mato Grosso
Nas narrativas dos professores, as especificidades na educação de jovens e adultos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Angelita Aparecida Azevedo Freitas
Celia Maria Fernandes Nunes
Secretaria Municipal de Educação de Diogo de Vasconcelos Universidade Federal de Ouro Preto
Entrelaçamentos entre pesquisa e formação: as imagens simbólicas no processo investigativo.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Angelita Hentges
Lúcia Maria Vaz Peres
Universidade Federal de Pelotas
Narrativas sobre as contribuições da formação continuada de professores da educação infantil
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Antonia Edna Brito Francisca Jelma da Cruz Sousa Universidade Federal do Piauí Secretaria municipal de educação Teresina
A escola nos anos de 1960: narrativas de uma ex-aluna de Mossoró/RN
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Antonia Milene da Silva
Maria Antônia Teixeira da Costa
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
O estágio supervisionado como espaço de formação docente na travessia da diversidade: narrando a experiência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Antonia Regina dos Santos Abreu Alves
Maria Dolores dos Santos Vieira
Universidade Federal do Piauí
Licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Uma conversa sobre a identidade docente: das visões sobre ser professor de química a escolha pela profissão
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Assicleide da Silva Brito
Maria Luiza de Araújo Gastal
Edinéia Tavares Lopes
Universidade de Brasília Universidade Federal de Sergipe
Voces y memorias de jóvenes inadvertidos en la educación
| Baixar Trabalho Completo
Blanca Susana Vega Martinez Juana María Méndez Pineda Fernando Mendoza Saucedo Universidad Autónoma de San Luis Potosí
A construção dos saberes profissionais docentes: relatos (auto)biográficos de professores psicólogos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Carla Fabiana Dickow Universidade Federal de Rondônia
Singular universal: a intersubjetividade narrativa da transvidalidade na formação de professores do projovem urbano
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Carlos Alberto Caetano Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas de formadoras de professores/as que ensinam matemática em Portugal
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Carlos André Bogéa Pereira Margarida Rodrigues Universidade São Francisco
A memória, a formação e o educativo: análise de narrativas do povo tradicional pomerano
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Carmo Thum
Carolina Caporal Dantas Costa
Renata dos Santos Alves
Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal de Pelotas
Narrativas autobiográficas de professores alfabetizadores iniciantes: a escola como espaço formativo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cátia Soares Madaleno Menezes Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Memórias e histórias de vida: possibilidades de pesquisas com professores aposentados
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Celi Traude Kellermann
Sandra Novais Sousa
Fernando Fidelis Ribeiro
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Narrativas de formação: a esperança dos futuros profissionais de pedagogia para além das diretrizes curriculares nacionais
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Celia Maria Haas
Helena Machado de Paula Albuquerque
Regina Magna Bonifacio Araújo
Celia Maria Fernandes Nunes
Universidade Cidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Ouro Preto
Memórias formativas da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
César Augusto do Prado Moraes 
Adriana Barroso Azevedo
Universidade Metodista de São Paulo
Narrando vivências - idosos do campo e suas representações de escola
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cilesia Maria de Oliveira Carvalho
Angelita Aparecida Azevedo Freitas
EFA Paulo Freire SME de Diogo de Vasconcelos
História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Clarissa Moura Quintanilha
Helena Fontoura
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
O ensino de matemática no estágio supervisionado do curso de pedagogia: narrativas e reflexões
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Claudene Ferreira Mendes Rios Universidade do Estado da Bahia
Formação docente: a narrativa e seu potencial para o desenvolvimento profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Claudia Aparecida dos Santos Valadares
Soely Aparecida Dias Paes
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande - MT
“Eu vim para o mato grosso e me tornei professor”: narrativas docentes
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cláudia Landin Negreiros Universidade do Estado de Mato Grosso
Memorial e formação de professores: histórias da região sudeste do Estado de Goiás
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Claudia Machado
Wolney Honório Filho
Universidade Federal de Goiás
Ser professor na educação profissional: narrativas em foco
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Claudia Maria Lima da Costa Universidade Federal do Piauí
De Batman a Xuxa: a cultura escolar da educação infantil foto-narradas pelas professoras da primeira infância
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cleane Aparecida dos Santos Universidade São Francisco
A (trans)formação de mim é mudança em nós – singularidades e invariantes dando voz aos professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Conceição Leal da Costa Constança Biscaia Universidade de Évora
Múltiplos olhares para o tornar-se professor: narrativas de professoras em início de carreira
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr
Reginaldo Fernando Carneiro
Universidade Federal de Juiz de Fora
Vozes e caminhos em busca das habilidades escritoras e leitoras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristiane Cabral Rocha
Maria Arlete
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
As narrativas (auto)biográficas e a profissão docente de uma professora da zona rural com baixa visão
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristina Araujo Ramos Reis Universidade do Estado da Bahia
PIBID computação: um espaço de formação narrado por aluno de iniciação à docência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristina Carvalho de Almeida Universidade São Francisco
Memorias e vozes no ensino das humanidades: exercício autobiográfico e de história de vida na prática docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristina Fuentes Mejía
Carlos Alberto Moreno González
Universidade Federal de Juiz de Fora
Triz – o que a fala da criança ensina
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Daniela Quevedo Pacheco Faculdade de Educação da Unicamp
Narrativas sobre metodologias e o discurso do erro no ensino da matemática: memórias e experiências docentes
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Danielle Dias da Costa
Márcio Moreira Monteiro
Tadeu Oliver Gonçalves
Universidade Federal de Mato Grosso Universidade do Estado do Amapá Universidade Federal do Pará
Memórias de formação: as narrativas de professoras acerca da sua constituição docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Dayanne Dailla da Silva Cajueiro
Roseli Araujo Barros
Universidade Federal do Pará
Narrativas de formação em música: rodas de conversa com professores pedagogos da rede municipal de Sinop/MT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Débora Abreu de Vasconcelos Secretaria Municipal de Educação de Sinop - MT
Pelas páginas dos memoriais: histórias de formação e narrativas de professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Débora Mazza
Nima Imaculada Spigolon
Universidade de Campinas
Roberto Mange e a pedagogia da educação integral para o ensino profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Desire Luciane Dominschek Universidade Estadual de Campinas
Narrativas de um professor principiante: Tremores engendrados pelo vir a ser
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Deusodete Rita da Silva Aimi
Edson Gomes Evangelista
Secretaria Municipal de Educação de Vilhena Instituto Federal de Mato Grosso
A Valorização da Cultura Local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Diana Neto
Carlos Manuel Ribeiro da Silva
Universidade do Minho
Narrativas de formação: o trabalho social no Projeto Mais Quinze
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Dilermando Moraes Costa
Jurema Rosa Lopes
Universidade Unigranrio
Avaliação no Ensino Fundamental 1: narrativas sobre o processo docente de correção de provas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Dilma Maria de Mello Maria Virgínia Dias de Ávila Universidade Federal de Uberlândia
Ateliê (auto)biográfico enquanto espaço privilegiado da escrita de si
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Dirlaine Beatriz França de Souza Escola Estadual Professor Akio Satoru
Diálogos entre concepções teóricas e trajetórias de formação: uma experiência de pesquisa
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Eda Maria de Oliveira Henriques
Ana Paula Santos Lima
Universidade Federal Fluminense
Memòria e docencia em exercìcio: as imagens de si e o empoderamento da professora da roça
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Edilange Borges de Souza
Juliane Costa Silva
Universidade do Estado da Bahia
Narrativas de um professor de língua portuguesa em início de desenvolvimento profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Edson Gomes Evangelista Instituto Federal de Mato Grosso
Narrativas infantis mediadas por produções fílmicas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências como alunos na educação infantil
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Eliana de Cássia Martins Lisboa
Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Narrativas de atos de ensinar ciências da natureza e matemática em Curso Técnico Integrado do PROEJA
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Eliane Maria Pinto Pedrosa
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Universidade Ceuma
Constituir-se professora de ciências para crianças de 4 a 6 anos de idade: processos formativos do ensino e aprendizagem
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Elisa de Nazaré Gomes Pereira Universidade Federal do Pará
Políticas de formação e autonomia subtraída: narrativas de professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Elisângela Silva de Oliveira
Universidade do Estado do Amazonas
Formação docente na área da deficiência visual: narrativas de professoras egressas de cursos do Instituto Benjamin Constant
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Elise de Melo Borba Ferreira Instituto Benjamin Constant
Estudos e memórias de meio século de história de uma escola pública no Município de Itacoatiara
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Emanuela Silva de Oliveira
Elisângela Silva de Oliveira
Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino Universidade do Estado do Amazonas
Memórias do grupo escolar Leonidas de Matos sob a narrativa do ex-aluno Benedito Pedroso
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Emilene Fontes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Vivências e memórias da identidade docente: discursos de formação no curso de pedagogia da UFRJ
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Erica Rodrigues Marins Perim
Fabrícia Vellasquez Paiva
Adriana Alves Fernandes Costa
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Formação continuada e conhecimento profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Erineide Cunha de Sousa Universidade Federal do Piauí
Formação ao longo da vida do professor de violão popular Paulo André Tavares de Brasília/DF
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Eudes de Carvalho Braga
Delmary Vasconcelos Abreu
Universidade de Brasília
Um novo olhar sobre a educação: a partir das narrativas dos docentes do projeto AJA-MS avanço do jovem na aprendizagem
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fabiana Aparecida Cáceres Borges
Helio Queiroz Daher
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul
Ser professora alfabetizadora do sertão: narrativas, olhares e desafios
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fabiane Santana Oliveira
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Universidade do Estado da Bahia
“Na minha época, a alfabetização matemática era assim...”
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fabio Colins da Silva
Arthur Gonçalves Machado Júnior
Universidade Federal do Pará
Narrativas sobre o processo formativo inicial de licenciandos em física do IFMT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fábio Mariani Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas de si na iniciação à docência: o PIBID como espaço e tempo formativos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fabrício Oliveira da Silva
Adelson Dias de Oliveira
Luciana de Araújo Pereira
Universidade do Estado da Bahia
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade do Estado da Bahia
Oficinas de escrita: espaço de invenção e partilha de narrativas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Felipe Ferreira Joaquim Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Memórias que guardam histórias: escola normal rural Nossa Senhora Auxiliadora em Porto Velho (1937-1946)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fernanda Batista do Prado Universidade Federal de Mato Grosso
Uma escalada pelo terreno da narrativa (auto)biográfica frente à alunos com altas habilidades/superdotação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fernando Fidelis Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
O eu coletivo – a narrativa oral sobre si como um caminho à interculturalidade
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fernando Moreira Falcão Neto Universidade Estadual do Ceará
O portfólio como ferramenta viabilizadora para a (auto) formação docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Francisca Geise Varela Costa
Clarisse Wigna dos Santos de Oliveira 
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Sentidos e significados da experiência do estágio supervisionado na formação em serviço
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Francisco Cleiton Alves Universidade Federal do Oeste da Bahia
Cuando la educación es política… y partidaria. la “agrupación educadores en el proyecto nacional” de avellaneda. Biografïas, visiones y desafíos de sus protagonistas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Gabriel Roizman Javier Gomes Pemeta
Maria de Los Angeles La Fontaine
Colectivo Educadores en el Proyecto Nacional y Popular
Narrativas de professores da educação infantil: práticas pedagógicas e processos formativos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis Universidade Federal Fluminense
Narrativas (auto) biográficas de professores supervisores do PIBID: trajetórias formativas em construção
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará
Amazonologia: sentidos partilhados por pibidianos de um curso de pedagogia na modalidade a distância
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Glauce Viana de Souza Torres
Tânia Maria de Lima
Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas e autoformação: o processo formativo e a iniciação à docência de professores licenciados da educação profissional técnica
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Graziela Ninck Dias Menezes
Adelson Dias de Oliveira
Luciana de Araújo Pereira
Instituto Federal da Bahia
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade do Estado da Bahia
Escrita de narrativas das memórias musicais de diferentes redes formativas de alunos do ensino médio: investigação-formação de uma pesquisa em andamento
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Gustavo Aguiar Malafaia de Araujo Universidade de Brasília
Escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas: o que dizem as cartas pedagógicas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Haede Gomes Silva Maria da Glória Soares Barbosa Lima Secretaria Municipal de Educação e Cultura  Universidade Federal do Piauí
Entrecruzando (auto)biografia, docência em contextos rurais e legado familiar
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Hanilton Ribeiro de Souza
Elizeu Clementino de Souza
Universidade do Estado da Bahia
Histórias de vida: uma experiência (auto) biográfica de pesquisa com professores - migrantes de Vilhena - RO (1960-1980)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Helen Arantes Martins
Josiane Brolo Rohden
Universidade Federal de Mato Grosso
Percursos de formação de estudantes e profissionais de saúde: relações estabelecidas a partir do PET-Saúde
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Helena Fraga-Maia
Ana Sueli Teixeira de Pinho
Fernanda Warken Rosa Camelier
Universidade do Estado da Bahia Universidade Católica do Salvador
O PIBID em Minas Gerais enquanto espaço formativo: memórias e vivências dos licenciandos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas
Professora Maria da Glória Sá Rosa: capital cultural e atuação no ensino secundário
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Heloise Vargas de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Puxando fios da memória e tecendo novas, outras histórias: narrativas de formação continuada de professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Higor Linhares de Souza Universidade Federal Fluminense
Docência na educação básica: implicações do PIBID na formação continuada
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Hilderlandia Penha Machado Santos Universidade do Estado da Bahia
Memórias (auto) biográficas e prática docente: elementos da pedagogia tradicional presentes nos anos iniciais do ensino fundamental
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Márcia Francione Sena do Nascimento
lana Jersica Alves de Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Memórias de formação e educação indígena: narrativas docentes e ecologia de saberes no cotidiano da educação indígena
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ines Barbosa de Oliveira
Leonardo Ferreira Peixoto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Amazonas
Formação docente e cinema: narrativas autobiográficas em “ação”
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ionice da Silva Debus
Valeska Maria Fortes de Oliveira
Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos
Universidade Federal de Santa Maria
Caso de ensino: a narrativa de uma adolescente como provocadora de reflexão na formação de professores alfabetizadores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
Ádria Maria Ribeiro Rodrigues
Universidade Federal de Goiás Centro Educacional Khalil Zaher
Os ginásios de ensino secundário: da construção à consolidação do campo educacional em memórias e biografias de autores do sul de Mato Grosso (1920-1970)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Jéssica Lima Urbieta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Gênero, trajetórias e práticas de formação: narrativas (auto)biográficas da docência da/na roça
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Joana Maria Leoncio Nunez
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Universidade do Estado da Bahia
O diretor e a gestão democrática na escola pública: uma análise autobiográfica
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
João Ferreira Filho
Yoshie Ussami Ferrari Leite
Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente
O trabalho pedagógico com a leitura na educação infantil
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Joelma da Conceição da silva Henrique e Souza
Universidade Federal Fluminense
Trajetória de formação inicial de professoras da educação infantil: a matemática escolar em evidência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Jónata Ferreira de Moura Universidade Federal do Maranhão Universidade São Francisco
Tadeu Oliver Gonçalves: traços impressos na formação de professores-pesquisadores de matemática
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
José Aurimar dos Santos Angelim
Edileusa do Socorro Valente Belo
Monica Gonçalves de Matos
Universidade Federal do Pará
Identidade docente e reconhecimento social: apontamentos de um processo de formação pós-graduada.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
José Kemeson da Conceição Souza
France Fraiha Martins
Universidade Federal do Pará
Autoformação do gestor acadêmico de instituições de educação superior privadas: memórias da prática
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
José Norberto Basso Junior
Celia Maria Haas
Universidade Cidade de São Paulo
As intinerancias da docência na roça: narrativas de uma professora da zona rural de Boa União/BA
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Juliane Costa Silva
Edilange Borges de Souza
Universidade do Estado da Bahia
A educação física escolar e o problema do aparelho: perspectivas regionais nas narrativas de professoras no ensino fundamental no interior do Rio Grande do Sul (1964-1985)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Juliano de Melo da Rosa Instituto Federal Farroupilha
Magda Soares na década de 1960: da influência de Theodore Brameld à produção de Português através de textos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Júlio César Bombonatti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Narrativa de formação: o que é ser professor na baixada fluminense
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Jurema Rosa Lopes Rachel Monteiro Wyatt Universidade do Grande Rio
Movimentos, experiências e composições de vida
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Jussara Almeida Midlej Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Pesquisa (auto) biográfica e formação de professores alfabetizadores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Jussara Cassiano Nascimento Universidade Católica de Petrópolis
A prática pedagógica de algumas professoras da Rede Municipal de Educação de Primavera do Leste – MT que participaram do PNAIC
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Kátia Cristina Carse Alcover Faculdades dos Vales Elvira Dyrell
Educadores de jovens e adultos do/no campo o “dizer de si“ na ressignificação do fazer pedagógico
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Keila Alves Souza Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá
Narrativas de normalistas e o potencial da pesquisa-formação para a docência em Educação de Jovens e Adultos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Liliane Sant'Anna de Souza Maria Secretaria Estadual de Educação do RJ
Sobre o processo de produção de narrativas dos sertanejos baianos: a busca por indícios acerca das práticas de escrita
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lorena Enéas Rosa Santos
Huda Silva Santiago
Universidade Estadual de Feira de Santana
Trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lorena Marquezan Helenise Sangoi Antunes Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
Formação e docência de professores de ciências e matemática: narrativas do passado para práticas do presente e projeções futuras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lourimara Farias Barros Alves Terezinha Valim Oliver Gonçalves Jacirene Vasconcelos de Albuquerque Universidade Estadual do Maranhão Universidade Federal do Pará Universidade do Estado do Pará
Narrativas de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais – os desafios da profissão na educação pública estadual paulista
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Luci Fatima Montezuma Universidade Federal de São Carlos
Da relação com os nomes: desvelando contextos e histórias de professores rurais
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Reflexos de memórias formativas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lucia Maria Batista Fonseca Maria José Lopes de Araújo Universidade Federal do Pará
A trajetória docente nas trilhas da pedagogia griô: memórias e narrativas de uma professora do campo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Luciana de Araújo Pereira Adson dos Santos Bastos Graziela Ninck Dias Menezes Universidade do Estado da Bahia Universidade do Estado da Bahia Instituto Federal da Bahia
Narrativas de professores da educação de jovens e adultos em privação de liberdade: entre desafios e possibilidades
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Luciana Ferreira da Silva Moraes Eliane Carvalho de Oliveira SEDUC-MT CEFAPRO/SINOP
Um recorte aproximando as recordações-referência sobre os professores do passado
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Luciana Martins Teixeira Lindner Universidade Federal de Pelotas
Formação do professor e o valor de ser pobre em uma comunidade escolar rural
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Lúcio Gomes Dantas Colégio Marista Patamares
Narrativas, artefatos, memórias e tradições: como dispositivo de pesquisa-formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira Universidade de Brasília
Narrativas de professoras no coletivo: a experiência e o educativo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Magda Madalena Tuma Universidade Estadual de Londrina
O processo de tornar-se docente da educação superior nas narrativas de enfermeiras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Magda Mattos Universidade Federal de Mato Grosso
Historias de vida de emprendedores en España para mejorar su formación y su gestión de la carrera.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Magdalena Suárez Ortega José González Monteagudo Universidad de Sevilla
Percursos formativos e saberes docentes no curso de pedagogia, modalidade a distância NEAD/UFMT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro Glauce Viana de Souza Torres Kátia Cristina Carse Alcover Rede em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas do professor iniciante... Desafios em início de carreira e o currículo escolar
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Márcia Roza Lorenzzon Sueli de Oliveira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativa autobiográfica como ponto de partida para a construção do pensamento docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marcus Vinicius de Campos França Lopes Iury Lara Alves Universidade Federal de Mato Grosso
O espaço de hoje nas histórias de ontem: lendo imagens e imaginando o porvir (eu não estive lá)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Mareide Lopes de Arruda Young Shim Gonçalves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
A dor e a delícia de tornar-se... Professor da EJA: narrativas de si na construção formativa de educadores do juvenil do município de Catu, Bahia
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Margareth Conceição Almeida Araújo José Jackson Reis dos Santos Universidade do Estado da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Memórias de professores aposentados da UFMS: UMA análise do fazer pedagógico
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Aparecida Borges da Silva Soraya Cunha Couto Vital Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
O coordenador pedagógico sob o olhar dos professores: o que esperam e o que pensam
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Arlete Cristiane Cabral Rocha Young Shim Gonçalves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Ginásio industrial da fábrica da estrela: um espaço formativo dentro de uma instituição militar
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Beatriz Leal da Silva Universidade Católica de Petrópolis
Memórias e experiências de (trans) formação de professores formadores: a educação em ciências na Amazônia Legal
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria da Conceição Gemaque de Matos Universidade Federal do Pará
A formação continuada de professores da educação infantil e a prática docente: reflexões preliminares
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria de Jesus Assunção e Silva Antônia Edna Brito Universidade Federal do Piauí
Formação continuada de professores: um exercício de reflexão sobre o ato de ensinar e de aprender
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Dulce Gonçalves de Matos Lucia Maria Batista Fonseca Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Movimentos de professoralização: enlaces com a experiência estética
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Emérita Jaqueira Fernandes Jussara Almeida Midlej Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
“Um rastro luminoso”: Doriana Zamboni, formas e sentidos de sua atuação docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria José Dantas Universidade Federal de Sergipe
Escritoras baianas (alagoinhenses) Maria Feijó, Luzia Senna e Joanita Santos e suas narrativas carregadas de experiências
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria José de Oliveira Santos Universidade do Estado da Bahia
Narrativas sobre a inserção de tecnologias digitais em aulas do ensino superior na perspectiva do letramento digital
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Virgínia Dias de Ávila Eloy Alves Filho – Instituto Universidade Federal de Uberlândia Master de Ensino Presidente Antônio Carlos/Araguari
Narrativas de professoras: por uma formação contínua emancipatória e desinvisibilização de saberesfazeres docentes
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marina Santos Nunes de Campos Graça Regina Franco da Silva Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro
Narrativas de si e trajetórias de formação no grupo de discussão-reflexão: a professora alexandra
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marjorie Samira Ferreira Bolognani Universidade São Francisco
Formação do professor em serviço: desafios e dificuldades
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Martha Regina Egéa Kleine Universidade São Francisco
Espaços formativos e significância histórica do estágio supervisionado durante a formação inicial: narrativas de estudantes de licenciatura em história.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Mary Tania dos Santos Carvalho Samara Teixeira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Formação e as narrativas digitais: retroalimentação da prática pedagógica docente no ensino superior
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Mary Valda Souza Sales Universidade do Estado da Bahia
Narrativas (auto)biográficas: reflexões sobre a formação inicial de professores de matemática no âmbito do PIBID
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maycon Douglas Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Memórias de leitura de Erico Veríssimo ao solo de clarineta (1912-1922)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Michele Ribeiro de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Tempos e espaços educativos: narrativas em contexto e pretexto
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Micheleni Marcia de Souza Moraes Celia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Memoriais de formação na pesquisa qualitativa: aprendizagens de professoras em formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Monica Gonçalves de Matos Maria Dulce Gonçalves de Matos Lucia Maria Batista Fonseca Universidade Federal do Pará
Relações Interpessoais na escola - um caminho para as reminiscências
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Mônica Maria de Azevedo Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense
As dimensões para a escrita do gênero memorial de formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Monica Maria Gadelha de Souza Gaspar Universidade de Pernambuco
Formação pessoal, profissional e acadêmica pelos caminhos do método biográfico
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Najó Glória dos Santos Antônio Vital Menezes de Souza e Jonaza Glória dos Santos Universidade Federal de Sergipe
A narrativa na formação de professores em exercício: uma experiência em curso de pedagogia em Manaus
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta Universidade do Estado do Amazonas Mauro dos Santos Marques
Identidad Profesional de las Madres Comunitarias: entre biografías y narrativas.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Nora María Higuita Bedoya Universidad de Antioquia
Narrativas de si: memórias que desvelam a identidade docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Norinês Panicacci Bahia Universidade Metodista de São Paulo
Valores, propósitos y tradiciones de pensamiento en la práctica educativa. El relato de una profesora de secundaria.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Patricia Hermosilla Salazar Universidad de Chile
Tornar-se professor: memórias, histórias e saberes de estudantes das ciências biológicas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Patrícia Santana Reis Natalina Assis de Carvalho Universidade do Estado da Bahia
Trayectorias personal y profesional de un formador de docentes: del hacer al ser
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Pedro Ortiz Oropeza José Antonio Serrano Castañeda Juan Mario Ramos Morales Centro de Actualización del Magisterio de Iguala Universidad Pedagógica Nacional
Método biográfico – as colônias japonesas do Vale do Ribeira/SP e história de vida
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rafael da Silva e Silva Centro de Memória da Educação de Praia Grande
Olhares reflexivos sobre as próprias experiências como alunas de ciências: construindo referenciais críticos para uma prática docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Regiana Sousa Silva Marise Piedade Carvalho Maria da Conceição Gemaque de Matos Universidade Federal de Mato Grosso - Pólo UFPA
O processo formativo, inicial e contínuo, sob o olhar dos professores de adultos em Portugal
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Regina Magna Bonifacio Araújo Manuela Esteves Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Lisboa
Memorial de formação: a escrita como recriação de sentido na atuação do professor formador de formador
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Universidade de Campinas
Jovens universitários, suas memórias escolares e as trajetórias de formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Renata Bernardo Universidade São Francisco
Professores iniciantes do curso de letras-inglês (UESPI): recordações da vida acadêmica como fonte de aprendizagem da profissão
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Renata Cristina da Cunha Instituto Federal do Piauí
Autobiografia e saberes docentes: refletindo sobre a formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Renata da Silva de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Pesquisa biográfica narrativa na gestão educativa universitaria. Trajetórias de formação da identidade profissional docente.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ricardo Castano Gaviria Universidad de Antioquia
Educação feminina: a profissão técnica em secretariado em Cuiabá
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rillyenne Kathy de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
Processos de aprendizagem e formação docente: uma pesquisa-ação-formação com professoras “no chão do hospital”
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira Oliveira
Maria da Conceição Passeggi
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A Educação Física e o corpo como espaços formativos, lugares de memória(s) e narrativas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Roberta Jardim Coube
Eda Maria de Oliveira Henriques
Universidade Federal Fluminense
Inclusão de estudantes surdos em aulas de educação física: experiências de um professor
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ronnie Fonseca Barbosa
Ana Paula Medeiros Destro
Centro Universitário de Várzea Grande Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas formativas no estágio supervisionado em espaços não escolares de acadêmicos do curso de pedagogia da UNEMAT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rosalva Pereira de Alencar
Evanil de Almeida Cardoso
Ozerina Victor de Oliveira
Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas autobiográficas na formação de professores: uma experiência em comunidade de aprendizagem online
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rosana Maria Martins
Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos
A existencialidade singular-plural na escrita de uma carta para o professor que marcou o trajeto de formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rose Mary Kerr de Barros
Lúcia Maria Vaz Peres
Universidade Federal de Pelotas
Memórias da escola: a figura do bom professor nos relatos narrativos de licenciandos em matemática
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Roseli Araujo Barros
Monica Gonçalves de Matos
Universidade Federal do Pará
As contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência profissional no contexto de um IF
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rosenilde Nogueira Paniago Teresa Sarmento Instituto Federal Goiano Universidade do Minho
Desenvolvimento profissional: formação docente, identidades e trajetórias
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rosimeire Dias de Camargo Centro de Formação e Atualização de Professores de Primavera do Leste
Uma travessia na pesquisa sobre formação de professores em linhas de uma narrativa autobiográfica
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rozilene de Morais Sousa Centro de Formação e Atualização de Professores
Memórias de professoras de Itaporanga S/P sobre a docência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sandra Antonia Convento de Moura Ferraz Universidade de Sorocaba S/P
Questões de gênero na UFMT: mulheres no espaço acadêmico universitário
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sandra Jung de Mattos Universidade Federal de Mato Grosso
Las biografías educativas como estrategia de investigación – formación – transformación: hallazgos y desafíos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sandra Mabel LLosa Universidad de Buenos Aires
Narrativas de professores sobre a atuação junto aos alunos com necessidades educacionais especiais no 1º ciclo
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho
Filomena Maria de Arruda Monteiro
Universidade Federal de Mato Grosso
Experiências de práticas avaliativas vivenciadas na educação física escolar: diálogos com os alunos das Universidades Federais
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sayonara Cunha de Paula
Aline de oliveira vieira
Wagner dos Santos
Universidade Federal do Espírito Santo
Narrativas visuais e orais: máscaras que ressignificam as relações entre jovens estudantes
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Silmara Carina Dornelas Munhoz
Marisa Guimaraes Leite
Universidade de Brasília
Escrever e compartilhar histórias de vida: uma prática de (auto)formação de futuros professores de matemática
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Silvia Maria Medeiros Caporale Universidade Federal de Lavras
O que fazemos com o que fazem conosco … Identidades em construção
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Simone Albuquerque da Rocha
Teresa Sarmento
Conceição Leal da Costa
Rosana Maria Martins
Universidade Federal de Mato Grosso  Universidade do Minho Universidade de Évora
Práticas de letramentos em memoriais de formação de professores de língua portuguesa
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Simone Souza de Assumpção Universidade Federal da Bahia
Narrativas de professores aposentados: memória e o processo de envelhecimento
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sonia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
João Pereira da Silva: trajetória e institucionalização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Soraya Cunha Couto Vital
Sonia da Cunha Urt
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A memória das travessias do Atlântico Negro em Ana Maria Gonçalves e Toni Morrison
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Soraya do Lago Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso
Percepções das professoras experientes: narrativas acerca do currículo escolar
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sueli de Oliveira de Souza
Márcia Roza Lorenzzon
Universidade Federal de Mato Grosso
Caminhando sobre pedras: a trajetória de formação de professores iniciantes oriundos do campo em narrativas de si
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Suely Maria Pires Escola Estadual do Campo "7 de Setembro"
Formação continuada: interlocução e partilha de professores(as) na escola
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Susana Gakyia Caliatto
Carla Helena Fernandes
Universidade do Vale do Sapucaí
A docência em suas múltiplas faces: a experiência das professoras-mediadoras que atuam no Programa EMITec
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Susiara Moreira Reis Coutinho Universidade do Estado Bahia
A pesquisa narrativa como balizador da constituição da identidade docente do licenciado em ciências da computação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Suzana de Jesus Silva
José Aurimar dos Santos Angelim
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Professores de música e a escola de educação básica: narrativas de desenvolvimento profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Tamar Genz Gaulke Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A escrita de si como experiência estética ao formar formando-se
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Tânia Maria de Sousa França Universidade Estadual do Ceará
Programa de licenciaturas internacionais: gênese, histórias e contribuições para a formação inicial de professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Tatiana Leite da Silva 
Iduina Mont`alverne Chaves
Universidade Federal Fluminense
Experiência estética e narrativas: a possibilidade de desenvolvimento da autonomia e emancipação dos sujeitos na formação de professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Thailla Fabiane Kataoka Lopes Universidade Cidade de São Paulo
Aprendizagem e constituição profissional de uma professora de matemática: um estudo de si
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Thais de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Da criança que fui ao professor(a) que me torno:significando experiências e memórias
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Thaisa Efigenia Magalhães Marques
Admir Soares de Almeida Junior
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais
Percebendo o registro (auto) biográfico como ferramenta reflexiva na formação docente inicial
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Thalita Juliana de Freitas Meneses
Neurivânia Moura de Andrade
Hélio Junior Rocha de Lima
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Espaços formativos: outras possibilidades visíveis e possíveis na formação continuada do professor universitário
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos Universidade Federal de Santa Maria
Sonho-charneira: Símbolos instituintes de um movimento de trans/formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vânia Medeiros Gasparello Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Espaço formativo PIBID: contribuições de narrativas para as singularidades de vida pessoal e profissional
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vera Lúcia Chalegre de Freitas Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns
Memórias e Narrativas de Professoras Formadoras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vera Luísa Sousa Universidade Estadual Paulista
O memorial acadêmico em formação continuada
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vera Maria Antonieta Tordino Brandao Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
No rastro das pegadas franciscanas: a compreensão da docência no sudeste goiano em meados do século XX a partir das narrativas de professoras.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Walkiria Vieira do Prado e Souza
Juliana Pereira de Araújo
Universidade Federal de Goiás
Pela afirmação e pela negação: os contribuintes da identidade docente inicial<
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Wdália Maria da Conceição Soares da Mota
Thalita Juliana de Freitas Meneses
Hostina Maria Ferreira do Nascimento
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
La escuela normal de institutoras de bolívar. Institución para formar profesoras primarias. 1903-1930
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Yésica Paola Montes Geles
Universidade Federal de Mato Grosso
Formação de professores da escola pantaneira: desafios em sua prática docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Young Shim Gonçalves
Mareide Lopes de Arruda
Maria Arlete
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Leitores rurais no Alto Sertão da Bahia: narrativas leitoras
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Zelia Malheiro Marques Universidade do Estado da Bahia
Anais VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica ISSN 2178-0676

SESSÕES CONVERSAS

Trabalhos Autores Instituições
Narrativas e formação do professor: diálogos cruzados entre a experiência, Paulo Freire e Vygotsky
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maria Luisa Furlin Bampi Universidade Federal Fluminense
Inventar cientistas... diariamente: leituras e narrativas na formação de professores de ciências
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Guilherme Trópia Universidade Federal de Juiz de Fora 
Tornando-me um professor de biologia: memórias da licenciatura
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ciranda de narrativas - formas de transver e modos de dizer: uma experiência de vida e formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Adriana Pires de Arezzo Ana Paula Santos Lima Maria Luisa Furlin Bampi Centro Universitário La Salle Universidade Federal Fluminense Fundação Educacional Luiz Reid Fafima
Pesquisa narrativa e desenvolvimento profissional docente: a influência do contexto escolar no tornar-se professor
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sonia Aparecida da Silva de Lara Pires Edson Gomes Evangelista Escola Estadual “Serra Azul”
“Um lugar de aconchego”: vivências acadêmicas em espaços sociais
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristiane Medianeira da Silva Reis Universidade Federal de Santa Maria
Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Auxiliadora Maria Martins da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Experiências em espaços educativos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Leidinalva Amorim Santana das Mercês Lúcia Amorim Santana Universidade do Estado da Bahia e Colégio Est. Prof. Mª Bernadete Brandão Escola municipal da engomadeira
Juventudes: narrativas autobiográficas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Saberes tradicionais na Amazônia: a relação entre a preservação da memória e a conservação do meio ambiente nas narrativas orais das comunidades camponesas do Rio Maúba (Abaetetuba-Pará)Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Rosinaldo Monteiro da Silva Universidade Federal do Pará
Educar conmueve: afectos, saberes y cuerpos en las narrativas docentesBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Jennifer Andrea Sánchez Benítez Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Refletindo o feedback nas aulas de físicaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Ronivaldo Castro Pacheco Cleide Renata da Silva Machado Elson Silva de Sousa Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará
A autoavaliação discente como instrumento de regulação no processo de avaliação da aprendizagemBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Marcia Pantoja Contente Cleide Renata da Silva Machado Elson Silva de Sousa Denize Rodrigues Martins Ronivaldo Castro Pacheco Universidade Federal do Pará
Práticas pedagógicas no ensino de ciências: sentidos narrativosBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Raquel Rocha Lima Adriano Sales dos Santos Silva Secretaria Municipal de Educação de Castanhal Universidade Federal do Pará
Da escrita na areia à era digital: história de vida, itinerâncias formativas e identidade profissionalBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Maristela Rocha Lima Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia
Investigación y formación docente en torno de la reconstrucción narrativa de la memoria y el saber pedagógicos: una experiencia desde la extensión universitaria
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Agustina Argnani Paula Valeria Dávila Universidade de Buenos Aires
Travessias e imaginários: o processo de construção da tese como um encontro de pulsões simbólico-vitaisBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo José Aparecido Celorio Universidade Estadual de Maringá 
Ressignificando a própria prática: contribuições da pós-graduação na formação docente de professores da educação básicaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Denize Rodrigues Martins Marcia Pantoja Contente France Fraiha-Martins Universidade Federal do Pará
Formação pós-graduada: trajetórias e reflexões de professores da educação básica
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cleide Renata da Silva Machado France Fraiha-Martins Ronivaldo Castro Pacheco Universidade Federal do Pará
Narrativas autobiografias e a construção da identidade docente no ensino superiorBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Mariglória Almeida Santos Cláudio Orlando Costa do Nascimento Universidade Federal da Bahia
Objeto de pesquisa e escrita de si: saberes, valores e escolhas epistemológicas e metodológicas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Clúvio Buenno Soares Terceiro Carla Melissa Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Narrativas e formação continuada – todos aprendem
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Cleonice de Almeida Cunha Lussich E E Prof Alexandre Ansaldo Mozzilli
Memórias, narrativas e experiências musicais na formação docenteBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Soraia Rodrigues Santana Leda de Albuquerque Maffioletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Conversas sobre a identidade do orientador escolar no Município de Petrópolis: uma [trans]formação [im]possível.Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Kelly Cristina Felix Gonçalves Grandi Silvia Beatrix Tkotz Bianca Caetano de Paiva Rosimere Pereira Manzani Lagares Prefeitura Municipal de Petrópolis Universidade Estácio de Sá
Vencendo e amando
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Benedita de Fátima Silva Bezerra Mesini Universidade Mogi das Cruzes
Histórias de uma vida: seus saberes, valores e amoresBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Rosemeire Silva Bastos Universidade Federal de Mato Grosso
Formação de professores da educação infantil: um olhar histórico sobre a importância do processo de formação inicial e continuada para construção da identidade docente dos professores leigos na Rede Municipal da Cidade de NiteróiBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Rejane Dias Correa Machado Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga Clarissa Moura Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Meu querido diário: narrativas (auto)biográficas de professores da infânciaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Thais da Costa Motta Jane Marchon Cordeiro Celestino Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí
Memórias e narrativas de formação estética: percursos de professores da educação infantilBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Greice Duarte de Brito Silva Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense
Tecendo narrativas e experiênciasBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Marcelo Kaczan Marques Henrique Sérgio Beltrão de Castro Secretaria de Estado de Educação do Ceará Universidade Federal do Ceará
Memorial: esculpindo no tempo as reminiscênciasBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Dejacy de Arruda Abreu Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias e narrativas: minha trajetóriaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Marcela de Souza Santana Universidade Federal de Mato Grosso
Tecendo memórias da educação: narrativas de professoras sobre formação e docência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Aparecida Maria Almeida Barros Universidade Federal de Goiás
Por uma outra proposta de formação continuadaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Rosangela Padilha Thomaz dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Narrativas e práticas emancipatórias: criações cotidianasBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Sandra Amaral Barros Ferreira Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Crer e ser professor: um relato autobiográfico sobre a docência inicial em educação físicaBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Izaú Veras Gomes Secretaria de Estado de Educação de Contagem
A arte de ensinar de uma professora: narrativas (auto) biográficas de um aprendiz acadêmicoBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Stenio De Brito Fernandes Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Secretaria da Educação e da Cultura Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 
O modo de se constituir na formação docente nos anos iniciaisBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Diana Gonçalves dos Santos Sandra Maria Sales Pereira Universidade Federal do Pará
A auto e co formação docente procedendo das narrativas pedagógicasBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Naara Maritza de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
A escrita autobiográfica na constituição do professor inicianteBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Raul Sardinha Netto Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Eu não queria ser professora: a minha experiência mostrou a professora que estava em mimBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Eliane das Neves Moura Universidade Federal de Mato Grosso
Uma trajetória de formação de leitor
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Celia Maria Domingues da Rocha Reis Universidade Federal de Mato Grosso
Sujeitos memória da cidade de São Gonçalo – vidas e práticas docentes entrelaçadasBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Rodrigo Luiz de Jesus Santana Universidade do Estado do Rio de Janeiro
El acompañamiento pedagógico como formaciónBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Maria Fernanda Aldana Universidad de los Andes
Narrando meu percurso: (re)significações em construçãoBaixar Resumo | Baixar Trabalho Completo Lineuza Leite Moreira Universidade Federal de Mato Grosso

PÔSTERES

Trabalhos Autores Instituições
O imaginário social na formação dos professores
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Maristela Silveira Pujol Bianka de Abreu Severo Universidade Federal de Santa Maria
Evocando memórias: investigando as contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID -para o processo de profissionalização docente de uma licencianda de ciências biológicas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Daniely BárbaraBollis Rabelo Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo
Memórias, narrativas e experiências formativas de uma professoranda
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Thais Rodrigues Carlos Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas autobiograficas sobre as experiências formadoras vivenciadas pelos bolsistas do PIBIC (2015-2016) do curso de letras inglês da UESPI, campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba-PI.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Francisco das Chagas Dos Santos Mota Universidade Estadual do Piauí
Escrita de si e formação docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Iara Leticia Leite de Oliveira Rosana Areal de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
“A”, “É”, “I”, Ó”, “U”: memórias, dilemas e saberes de uma professora em formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marluce Barbosa da Silva Pereira Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias, narrativas e (re) significações de uma professora em formação sobre o processo de alfabetização
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Áurea de Santana Bueno Universidade Federal de Mato Grosso
“Mãe, quando eu crescer vou ser professora!”: memórias, identidade docente e narrativas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Alessandra Passos Campos Oliveira Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Docência e profissionalidade: perfil biográfico e profissional dos professores universitários iniciantes
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Deivity Kássio Correia Cabral Lúcia Gracia Ferreira Nalim Moura Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Docência e profissionalidade: professores iniciantes nos ateliês biográficos de projetos
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Nalim Moura Santos Lúcia Gracia Ferreira Adriana Sandes Mota Deivity Kássio Correia Cabral Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
A história de vida dos educandos: o que vê o educador?
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Andresa da Rocha Fagundes Adriana Alves Fernandes Costa Rede Municipal de Ensino de Seropédica e Itaguaí
Educação para infância: Narrativas de crianças
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marcela Gattass De Toni Nilce Vieira Campos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso
Trajetória, identidade profissional e estratégias de ensino de uma professora de inglês bem sucedida na escola pública
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Talita Siqueira de Oliveira  Maria Victória Queiroz de Carvalho Eladyr Maria Norberto da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Histórias de professores em formação inicial sobre indisciplina em sala de aula
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Paula Tuany Silva Café Eladyr Maria Norberto da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas de memórias: tecendo a formação inical a partir das experiências concebidas no PIBID
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Gerlane da Silva Ferreira Laércio Farias da Costa Regina Cláudia de silva Sousa Universidade Federal do Pará
O cinema nacional vai à escola como obrigação. E agora? Uma discussão sobre a Lei 13.006 pelo espaço (auto)biográfico
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Bianka de Abreu Severo Fabiane Raquel Canton Maristela Silveira Pujol Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
Narrativas de estudantes do ensino técnico profissional de nível médio do IFSULDEMINAS Campus Machado: um olhar sobre o ensino e o currículo de matemática
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato Universidade São Francisco
Pegada ecológica: escores de alunos e professores de uma escola pública de Rondonópolis/Mato Grosso – MT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ivo Kochhann Maria Elizabete Rambo Kochhann Éverton Neves dos Santos Secretaria de Estado de Educação Universidade do Estado de Mato Grosso
Um percurso em construção: minhas primeiras análises
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ketiley Christine Maidana Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias de uma pedagoga em formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Tamiris Kettylin de Oliveira Gorget Universidade Federal de Mato Grosso
Ouvindo professores de tangará da serra e região, concluintes do curso “redes de aprendizagem” ofertado pela plataforma e-Proinfo do Governo Federal no ano de 2014.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Edilene Quirino Neiva Evangelista Universidade Federal de Mato Grosso
As narrativas como potenciais reflexivos na/para formação de professores de língua inglesa em suas práticas inicias na docência dentro do Núcleo de Idiomas (NUCLI)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fernanda de Mello Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
Experiências, aprendizagens e narrativas do professor de educação física.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Fábio da Penha Coelho Universidade do Estado de Mato Grosso
A escolha pela docência, narrando meu conto de fadas
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Barbara Rossane Lima Barros Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Deise Cristina Carvalho de Jesus Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Memorial Herminia Nascicmento
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Herminia Ramos de Souza Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá-MT
Profissão professor: sentidos e significados pela escolha e permanência no magistério
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Vanessa Ribeiro Andreto Meira Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista
Ofício docente e constituição de saberes profissionais a partir das memórias de professores da educação básica pública
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Marta Campos de Quadros Universidade Estadual Paulista
História narrada: experiências, vida e formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Macolle de Oliveira Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Experiências e sentidos na iniciação científica
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Mariane Sousa Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Reorganização escolar: a perda de memórias e sentimentos por uma ação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- Brasil
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Giovana Cristina Dias dos Santos Antonio Rafael da Silva dos Santos Faculdade Adventista de Hortolândia
Muito mais que “velhas histórias”: memórias de professoras sobre a Escola Parque em Catalão (1966 – 1983)
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Renata Cristine Santos Vaz Universidade Federal de Goiás
Memórias narradas: aprendizados, experiências e formação
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Manuela Trindade de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
O currículo do curso de licenciatura em ciências biológicas do Ifro-campus Colorado do Oeste: uma análise do processo de construção e contribuição à prática docente
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Aparecida Gasquez de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
A formação continuada nos estudos do PNAIC da Rede Estadual em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, MT
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Glades Ribeiro Mueller Josélia de Souza Soares Ferreira Edmara da Costa Castro Dallbrida Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso
A produção de escrita autobiográfica na formação de professores de educação infantil
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Daise Silva dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Narrativas fotográficas reflexões sobre formação em educação física
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ana Carla do Amaral Antunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Narrativas de experiências docentes: contribuições para pensar a profissão
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso
Os desafios da educação inclusiva em comunidades ribeirinhas das escolas do campo no Município de Igarapé- Miri Pará.
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Tânia Maria de Góes Universidade Federal do Pará
Memória e formação docente: um relato de experiência
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Sirlene Aparecida de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas autobiográficas sobre a inciação a docência universitária: alegrias e desafios vivenciados por professores de inglês
Baixar Resumo | Baixar Trabalho Completo
Ravena Linda Queiroz Evans  Renata Cristina da Cunha Universidade Estadual do Piauí

Entidades Promotoras

Organização| Co-Organização|Financiamento|Apoio Institucional|Apoio Local
  • Biograph logo