Conversas

Dia: 19/7 - Horário: 8:00 às 10:00

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Sessão Conversa 1 – Sala 06 – Instituto de Educação

Coordenação: Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP
Trabalhos Autores Instituições
Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana Guilherme do Val Toledo Prado Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Heloísa Helena Dias Martins Proença Liana Arrais Serodio Universidade Estadual de Campinas
Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de auto formação Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Daniela Quevedo Pacheco Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
Memorial de formação como percurso (auto)biográfico: metodologia narrativa de pesquisa em educação Heloísa Helena Dias Martins Proença Liana Arrais Serodio Universidade Estadual de Campinas
Narrativa de pesquisa em educação do ponto de vista do gênero do discurso: indivíduo único bakhtiniano Liana Arrais Serodio Heloísa Helena Dias Martins Proença Universidade Estadual de Campinas

Sessão Conversa 2 – Sala 07 – Instituto de Educação

Coordenação: Silvia da Silva Nogueira – UERJ
Trabalhos Autores Instituições
Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana Guilherme do Val Toledo Prado Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Heloísa Helena Dias Martins Proença Liana Arrais Serodio Universidade Estadual de Campinas
Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de auto formação Grace Caroline Chaves Buldrin Chautz Daniela Quevedo Pacheco Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
Memorial de formação como percurso (auto)biográfico: metodologia narrativa de pesquisa em educação Heloísa Helena Dias Martins Proença Liana Arrais Serodio Universidade Estadual de Campinas
Narrativa de pesquisa em educação do ponto de vista do gênero do discurso: indivíduo único bakhtiniano Liana Arrais Serodio Heloísa Helena Dias Martins Proença Universidade Estadual de Campinas

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Sessão Conversa 3 – Sala 8 – Instituto de Educação

Coordenação: Marlécio Maknamara – UFRN
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas e formação do professor: diálogos cruzados entre a experiência, Paulo Freire e Vygotsky Maria Luisa Furlin Bampi Universidade Federal Fluminense
Inventar cientistas... diariamente: leituras e narrativas na formação de professores de ciências Guilherme Trópia Universidade Federal de Juiz de Fora 
Tornando-me um professor de biologia: memórias da licenciatura Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ciranda de narrativas - formas de transver e modos de dizer: uma experiência de vida e formação Adriana Pires de Arezzo Ana Paula Santos Lima Maria Luisa Furlin Bampi Centro Universitário La Salle Universidade Federal Fluminense Fundação Educacional Luiz Reid Fafima
Pesquisa narrativa e desenvolvimento profissional docente: a influência do contexto escolar no tornar-se professor Sonia Aparecida da Silva de Lara Pires Edson Gomes Evangelista Escola Estadual “Serra Azul”

Sessão Conversa 4 – Sala 09 – Instituto de Educação

Coordenação: Leidinalva Amorim Santana das Mercês - UNEB
Trabalhos Autores Instituições
“Um lugar de aconchego”: vivências acadêmicas em espaços sociais Cristiane Medianeira da Silva Reis Universidade Federal de Santa Maria
Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza Auxiliadora Maria Martins da Silva Universidade Federal de Pernambuco
Experiências em espaços educativos Leidinalva Amorim Santana das Mercês Lúcia Amorim Santana Universidade do Estado da Bahia e Colégio Est. Prof. Mª Bernadete Brandão Escola municipal da engomadeira
Juventudes: narrativas autobiográficas Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
Saberes tradicionais na Amazônia: a relação entre a preservação da memória e a conservação do meio ambiente nas narrativas orais das comunidades camponesas do Rio Maúba (Abaetetuba-Pará) Rosinaldo Monteiro da Silva Universidade Federal do Pará

Sessão Conversa 5 – Sala 10 – Instituto de Educação

Coordenação: Rejane Dias Correa Machado - UERJ
Trabalhos Autores Instituições
Formação de professores da educação infantil: um olhar histórico sobre a importância do processo de formação inicial e continuada para construção da identidade docente dos professores leigos na Rede Municipal da Cidade de Niterói Rejane Dias Correa Machado Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga Clarissa Moura Quintanilha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Meu querido diário: narrativas (auto)biográficas de professores da infância Thais da Costa Motta Jane Marchon Cordeiro Celestino Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí
Memórias e narrativas de formação estética: percursos de professores da educação infantil Greice Duarte de Brito Silva Luciana Esmeralda Ostetto Universidade Federal Fluminense
Tecendo narrativas e experiências Marcelo Kaczan Marques Henrique Sérgio Beltrão de Castro Secretaria de Estado de Educação do Ceará Universidade Federal do Ceará

Eixo 3 - Infâncias, narrativas e diálogos intergeracionais

Sessão Conversa 6 – Sala 10 - Instituto de Educação

Coordenação: Rejane Dias Correa Machado – UERJ
Trabalhos Autores Instituições
A narrativa como modalidade de documentação pedagógica: uma indagação intencional e reflexiva sobre a experiência educativa das crianças nos Centro Municipal de Educação infantil de Sorriso-MT Ivone Florentino Universidad Nacional de Cuyo

Eixo 4 - (Auto)biografias, narrativas digitais, história, literatura e artes

Sessão Conversa 7 – Sala 11 - Instituto de Educação

Coordenação: Marta Rocha de Oliveira – US
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas digitais no campo do currículo: um estudo introdutório Ozerina Victor de Oliveira Jocilene Barboza dos Santos Ana Claudia Pereira Rubio Universidade Federal de Mato Grosso
Autobiografia, biografia e feminilidade em “Histoire de ma vie”, de George Sand Dolores Aparecida Garcia Universidade Federal de Mato Grosso
Formação entre duas eras: o desafio do professor do mimiógrafo com o aluno do zap zap Rony Henrique Souza Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio Secretaria da Educação do Estado da Bahia Universidade Federal da Bahia
O estudo do Festival de Artes Literárias como ação de preservação da memória local Marta Rocha de Oliveira Universidade de São Paulo

Eixo 5 - Escrita de si, resistência e empoderamento

Sessão Conversa 8 – Sala 58 - Instituto de Educação

Coordenação: Coordenação: Rony Henrique Souza – SEC-BA
Trabalhos Autores Instituições
A escrita autobiográfica de Luís Cardoso, em Crônicas de uma travessia: uma leitura sobre Timor-Leste Arizangela Oliveira Figueiredo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
1/3 do espaçotempo do trabalho docente para planejamento, avaliação e pesquisa: o ato da narrativa de si e sua experiência-formadora Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Linhas de fuga na prisão: escrita, resistência e formação Rafael Caetano do Nascimento Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
Entre o ser pessoa/mulher e o ser pedagoga: a formação diante de dois papéis Tereza Verena Melo da Paixão Sampaio Rony Henrique Souza Universidade Federal da Bahia Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Eixo 6 - Histórias de vida, gênero e diversidades

Sessão Conversa 9 – Sala 4 – Instituto de Educação

Coordenação: Rita de Cássia Magalhães de Oliveira – UNEB
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas Sobre Gênero e Sexualidade na Escola: possibilidades de 'Escritas da Vida’ em um espaço grupal Izaque Machado Ribeiro Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria
A diversidade de gênero: narrativas dos adolescentes do ensino público Jaime Marques Ferreira Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso "Carlos Alberto Reyes Maldonado"
Professor, doutor, pai, eu sou: autobiografia de Aloisio Carnielli Aloisio Carnielli Irany Gomes Barros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Universidade Federal do Rio de Janeiro
Nos primeiros alinhavos: uma pesquisa com narrativas de deficientes visuais em classes multisseriadas de escolas rurais Rita de Cássia Magalhães de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
Das margens para o centro: narrativas e trajetórias de mulheres negras em situação de privação de liberdade em Salvador Veronica Marques Mendes Universidade do Estado da Bahia

Dia: 20/7 - Horário: 8:00 às 10:00

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Sessão Conversa 10 – Sala 06 – Instituto de Educação

Coordenação: Jaqueline Oliveira dos Santos - USP
Trabalhos Autores Instituições
A entrevista narrativa a caminhar com a história de vida Carla Melissa Barbosa Maria Clara Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Metodologia biográfica: um olhar para nossa vida Tânia Cristina Santos Matos Associação Brasileira de Aconselhadores Biográficos
Concurso literário valeu, professor: fontes para um estudo das práticas da escrita de professores Thais Surian Universidade de São Paulo
Investigando o pensamento narrativo: uma experiência com cartas autobiográficas Marilia Frade Martins  Cleide Maria Velasco Magno Universidade Federal do Pará
Os desafios da tradução: possibilidades e potencialidades da escuta e escrita dos relatos de práticas de um grupo de professoras de educação infantil Jaqueline Oliveira dos Santos Universidade de São Paulo

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Sessão Conversa 11 – Sala 7 – Instituto de Educação

Coordenação: Jussara Fraga Portugal – UNEB
Trabalhos Autores Instituições
Educar conmueve: afectos, saberes y cuerpos en las narrativas docentes Jennifer Andrea Sánchez Benítez Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Refletindo o feedback nas aulas de física Ronivaldo Castro Pacheco Cleide Renata da Silva Machado Elson Silva de Sousa Isabel Cristina Rodrigues de Lucena Universidade Federal do Pará
A autoavaliação discente como instrumento de regulação no processo de avaliação da aprendizagem Marcia Pantoja Contente Cleide Renata da Silva Machado Elson Silva de Sousa Denize Rodrigues Martins Ronivaldo Castro Pacheco Universidade Federal do Pará
Práticas pedagógicas no ensino de ciências: sentidos narrativos Raquel Rocha Lima Adriano Sales dos Santos Silva Secretaria Municipal de Educação de Castanhal Universidade Federal do Pará
Da escrita na areia à era digital: história de vida, itinerâncias formativas e identidade profissional Maristela Rocha Lima Jussara Fraga Portugal Universidade do Estado da Bahia

Sessão Conversa 12 – Sala 68 – Instituto de Educação

Coordenação: Paula Valeria Dávila – UBA
Trabalhos Autores Instituições
Investigación y formación docente en torno de la reconstrucción narrativa de la memoria y el saber pedagógicos: una experiencia desde la extensión universitaria Agustina Argnani Paula Valeria Dávila Universidade de Buenos Aires
Travessias e imaginários: o processo de construção da tese como um encontro de pulsões simbólico-vitais José Aparecido Celorio Universidade Estadual de Maringá 
Ressignificando a própria prática: contribuições da pós-graduação na formação docente de professores da educação básica Denize Rodrigues Martins Marcia Pantoja Contente France Fraiha-Martins Universidade Federal do Pará
Formação pós-graduada: trajetórias e reflexões de professores da educação básica Cleide Renata da Silva Machado France Fraiha-Martins Ronivaldo Castro Pacheco Universidade Federal do Pará
Narrativas autobiografias e a construção da identidade docente no ensino superior Mariglória Almeida Santos Cláudio Orlando Costa do Nascimento Universidade Federal da Bahia
Objeto de pesquisa e escrita de si: saberes, valores e escolhas epistemológicas e metodológicas Clúvio Buenno Soares Terceiro Carla Melissa Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sessão Conversa 13 – Sala 8 – Instituto de Educação

Coordenação: Soraia Rodrigues Santana - UFRGS
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas e formação continuada – todos aprendem Cleonice de Almeida Cunha Lussich E E Prof Alexandre Ansaldo Mozzilli
Memórias, narrativas e experiências musicais na formação docente Soraia Rodrigues Santana Leda de Albuquerque Maffioletti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Conversas sobre a identidade do orientador escolar no Município de Petrópolis: uma [trans]formação [im]possível. Kelly Cristina Felix Gonçalves Grandi Silvia Beatrix Tkotz Bianca Caetano de Paiva Rosimere Pereira Manzani Lagares Prefeitura Municipal de Petrópolis Universidade Estácio de Sá
Vencendo e amando Benedita de Fátima Silva Bezerra Mesini Universidade Mogi das Cruzes
Histórias de uma vida: seus saberes, valores e amores Rosemeire Silva Bastos Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Conversa 14 – Sala 9 – Instituto de Educação

Coordenação: Rosangela Padilha Thomaz dos Santos - UFRJ
Trabalhos Autores Instituições
Memorial: esculpindo no tempo as reminiscências Dejacy de Arruda Abreu Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias e narrativas: minha trajetória Marcela de Souza Santana Universidade Federal de Mato Grosso
Tecendo memórias da educação: narrativas de professoras sobre formação e docência Aparecida Maria Almeida Barros Universidade Federal de Goiás
Por uma outra proposta de formação continuada Rosangela Padilha Thomaz dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Narrativas e práticas emancipatórias: criações cotidianas Sandra Amaral Barros Ferreira Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sessão Conversa 15 – Sala 10 – Instituto de Educação

Coordenação: Raul Sardinha Netto - UNESP
Trabalhos Autores Instituições
Crer e ser professor: um relato autobiográfico sobre a docência inicial em educação física Izaú Veras Gomes Secretaria de Estado de Educação de Contagem
A arte de ensinar de uma professora: narrativas (auto) biográficas de um aprendiz acadêmico Stenio De Brito Fernandes Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Secretaria da Educação e da Cultura Rio Grande do Norte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte 
O modo de se constituir na formação docente nos anos iniciais Diana Gonçalves dos Santos Sandra Maria Sales Pereira Universidade Federal do Pará
A auto e co formação docente procedendo das narrativas pedagógicas Naara Maritza de Sousa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
A escrita autobiográfica na constituição do professor iniciante Raul Sardinha Netto Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Sessão Conversa 16 – Sala 11 – Instituto de Educação

Coordenação: Lineuza Leite Moreira - UFMT
Trabalhos Autores Instituições
Eu não queria ser professora: a minha experiência mostrou a professora que estava em mim Eliane das Neves Moura Universidade Federal de Mato Grosso
Uma trajetória de formação de leitor Celia Maria Domingues da Rocha Reis Universidade Federal de Mato Grosso
Sujeitos memória da cidade de São Gonçalo – vidas e práticas docentes entrelaçadas Rodrigo Luiz de Jesus Santana Universidade do Estado do Rio de Janeiro
El acompañamiento pedagógico como formación Maria Fernanda Aldana Universidad de los Andes
Narrando meu percurso: (re)significações em construção Lineuza Leite Moreira Universidade Federal de Mato Grosso

Entidades Promotoras

Organização| Co-Organização|Financiamento|Apoio Institucional|Apoio Local
  • Biograph logo