Pôsteres

Dia: 19/7 - Horário: 13:00 às 14:00

Local: Centro de Convivência "Território Coxiponés" Tenda
Coordenação: Nathalia Gomes Monteiro Bernazzolli - UFMT

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Trabalhos Autores Instituições
Chá filosófico: diálogo entre narrativas (auto)biográficas e a epistemologia de Fleck Felipe Bezerra de Medeiros Dantas Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Narrativas autobiográficas en contextos de investigación Julie Idália Araujo Macêdo Felipe Bezerra de Medeiros Dantas Duarte Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Um olhar a partir de estudos narrativos Patrícia Porto Ramos Fatiane Nogueira Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Trabalhos Autores Instituições
Experiências e sentidos na iniciação científica Mariane Sousa Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Reorganização escolar: a perda de memórias e sentimentos por uma ação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo- Brasil Giovana Cristina Dias dos Santos Antonio Rafael da Silva dos Santos Faculdade Adventista de Hortolândia
Muito mais que “velhas histórias”: memórias de professoras sobre a Escola Parque em Catalão (1966 – 1983) Renata Cristine Santos Vaz Universidade Federal de Goiás
Memórias narradas: aprendizados, experiências e formação Manuela Trindade de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
O currículo do curso de licenciatura em ciências biológicas do Ifro-campus Colorado do Oeste: uma análise do processo de construção e contribuição à prática docente Aparecida Gasquez de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
A formação continuada nos estudos do PNAIC da Rede Estadual em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, MT Glades Ribeiro Mueller Josélia de Souza Soares Ferreira Edmara da Costa Castro Dallbrida Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso
A produção de escrita autobiográfica na formação de professores de educação infantil Daise Silva dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Narrativas fotográficas reflexões sobre formação em educação física Ana Carla do Amaral Antunes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Narrativas de experiências docentes: contribuições para pensar a profissão Andreia Cristina Rodrigues Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso
Os desafios da educação inclusiva em comunidades ribeirinhas das escolas do campo no Município de Igarapé- Miri Pará. Tânia Maria de Góes Universidade Federal do Pará
Memória e formação docente: um relato de experiência Sirlene Aparecida de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas autobiográficas sobre a inciação a docência universitária: alegrias e desafios vivenciados por professores de inglês Ravena Linda Queiroz Evans  Renata Cristina da Cunha Universidade Estadual do Piauí

Eixo 3 - Infâncias, narrativas e diálogos intergeracionais

Trabalhos Autores Instituições
Ciranda de corpos: concepções das crianças acerca das relações de gênero na educação infantil Renata Aparecida Carbone Mizusaki Cleomar Ferreira Gomes Universidade do Estado do Mato Grosso
Escutar, Dialogar e Registrar para Empoderar a Criança: breve relato do Projeto Luz, Câmera, Pequenos Inventores em Ação. Penha Mabel Farias do Nascimento Unidade Municipal de Educação Infantil Professora Lisaura Machado Ruas
Amazônia: memórias de infância dos ribeirinhos marajoaras muanenses Luana Ramos Universidade Federal do Pará
Meus desacontecimentos, de Eliane Brum: a infância revivida em palavras Elielza Souza Abreu Universidade do Estado do Mato Grosso

Eixo 4 - (Auto)biografias, narrativas digitais, história, literatura e artes

Trabalhos Autores Instituições
Sobre letramentos y uso de las tecnologias de información y comunicación: los niños y la enseñanza de idiomas Mery Carolina Andrades Marcano Universidade Federal de Mato Grosso
Narrart: autobiografia de formação Joana D’arc Chaves Campos Sílvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará
A ótica memorialista no romance as Três Marias (1939), de Rachel de Queiroz Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Um novo olhar ao vivido: decorrente das práticas da educação da vida Wilson Batista Martins Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial São Paulo

Eixo 5 - Escrita de si, resistência e empoderamento

Trabalhos Autores Instituições
Experiência Charneira: um estudo narrativo com mulheres em situação de privação de liberdade. Fatiane Nogueira Silveira Patrícia Porto Ramos Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense 
A Dimensão da História em Memórias de uma mulher impossível Mayara Pereira Murilho Batista Universidade Federal de Mato Grosso
Práticas de letramentos na escola rural de Saquinho: contribuições das aprendizagens de letramento na atuação social e política dos estudantes da comunidade Elaine de Araújo Carneiro Aurea da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia

Eixo 6 - Histórias de vida, gênero e diversidades

Trabalhos Autores Instituições
Gênero, escola e patriarcado: histórias de vida das mulheres da educação de jovens e adultos Silvia Regina Pomatti Sonza Edson Carpes Camargo Instituto Federal do Rio Grande do Sul  Instituto Federal do Rio Grande do Sul 
História de vida de estudantes com deficiência no ensino superior Joab Grana Reis Universidade do Estado do Amazonas
Experiências formadoras na docência: narrativas autobiográficas de quatro bolsistas do PIBID de língua inglesa da Cidade de Parnaíba-PI Francisco Junio de Barros Carvalho Renata Cristina da Cunha Universidade Estadual do Piauí

Dia: 20/7 - Horário: 13:00 às 14:00

Local: Centro de Convivência "Território Coxiponés" Tenda
Coordenação: Nathalia Gomes Monteiro Bernazzolli - UFMT

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Trabalhos Autores Instituições
O imaginário social na formação dos professores Maristela Silveira Pujol Bianka de Abreu Severo Universidade Federal de Santa Maria
Evocando memórias: investigando as contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID -para o processo de profissionalização docente de uma licencianda de ciências biológicas Daniely BárbaraBollis Rabelo Geide Rosa Coelho Universidade Federal do Espírito Santo
Memórias, narrativas e experiências formativas de uma professoranda Thais Rodrigues Carlos Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas autobiograficas sobre as experiências formadoras vivenciadas pelos bolsistas do PIBIC (2015-2016) do curso de letras inglês da UESPI, campus Alexandre Alves de Oliveira, Parnaíba-PI. Francisco das Chagas Dos Santos Mota Universidade Estadual do Piauí
Escrita de si e formação docente Iara Leticia Leite de Oliveira Rosana Areal de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
“A”, “É”, “I”, Ó”, “U”: memórias, dilemas e saberes de uma professora em formação Marluce Barbosa da Silva Pereira Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias, narrativas e (re) significações de uma professora em formação sobre o processo de alfabetização Áurea de Santana Bueno Universidade Federal de Mato Grosso
“Mãe, quando eu crescer vou ser professora!”: memórias, identidade docente e narrativas Alessandra Passos Campos Oliveira Bárbara Cortella Pereira de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Docência e profissionalidade: perfil biográfico e profissional dos professores universitários iniciantes Deivity Kássio Correia Cabral Lúcia Gracia Ferreira Nalim Moura Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Docência e profissionalidade: professores iniciantes nos ateliês biográficos de projetos Nalim Moura Santos Lúcia Gracia Ferreira Adriana Sandes Mota Deivity Kássio Correia Cabral Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
A história de vida dos educandos: o que vê o educador? Andresa da Rocha Fagundes Adriana Alves Fernandes Costa Rede Municipal de Ensino de Seropédica e Itaguaí
Educação para infância: Narrativas de crianças Marcela Gattass De Toni Nilce Vieira Campos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso
Trajetória, identidade profissional e estratégias de ensino de uma professora de inglês bem sucedida na escola pública Talita Siqueira de Oliveira  Maria Victória Queiroz de Carvalho Eladyr Maria Norberto da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Histórias de professores em formação inicial sobre indisciplina em sala de aula Paula Tuany Silva Café Eladyr Maria Norberto da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas de memórias: tecendo a formação inical a partir das experiências concebidas no PIBID Gerlane da Silva Ferreira Laércio Farias da Costa Regina Cláudia de silva Sousa Universidade Federal do Pará
O cinema nacional vai à escola como obrigação. E agora? Uma discussão sobre a Lei 13.006 pelo espaço (auto)biográfico Bianka de Abreu Severo Fabiane Raquel Canton Maristela Silveira Pujol Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
Narrativas de estudantes do ensino técnico profissional de nível médio do IFSULDEMINAS Campus Machado: um olhar sobre o ensino e o currículo de matemática Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato Universidade São Francisco
Pegada ecológica: escores de alunos e professores de uma escola pública de Rondonópolis/Mato Grosso – MT Ivo Kochhann Maria Elizabete Rambo Kochhann Éverton Neves dos Santos Secretaria de Estado de Educação Universidade do Estado de Mato Grosso
Um percurso em construção: minhas primeiras análises Ketiley Christine Maidana Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias de uma pedagoga em formação Tamiris Kettylin de Oliveira Gorget Universidade Federal de Mato Grosso
Ouvindo professores de tangará da serra e região, concluintes do curso “redes de aprendizagem” ofertado pela plataforma e-Proinfo do Governo Federal no ano de 2014. Edilene Quirino Neiva Evangelista Universidade Federal de Mato Grosso
As narrativas como potenciais reflexivos na/para formação de professores de língua inglesa em suas práticas inicias na docência dentro do Núcleo de Idiomas (NUCLI) Fernanda de Mello Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
Experiências, aprendizagens e narrativas do professor de educação física. Fábio da Penha Coelho Universidade do Estado de Mato Grosso
A escolha pela docência, narrando meu conto de fadas Barbara Rossane Lima Barros Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora Deise Cristina Carvalho de Jesus Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Memorial Herminia Nascicmento Herminia Ramos de Souza Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá-MT
Profissão professor: sentidos e significados pela escolha e permanência no magistério Vanessa Ribeiro Andreto Meira Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista
Ofício docente e constituição de saberes profissionais a partir das memórias de professores da educação básica pública Marta Campos de Quadros Universidade Estadual Paulista
História narrada: experiências, vida e formação Macolle de Oliveira Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Entidades Promotoras

Organização| Co-Organização|Financiamento|Apoio Institucional|Apoio Local
  • Biograph logo