Comunicações

Dia: 18/7 - Horário: 14:00 às 16:00

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Sessão Comunicação 1 – Sala 4 – Instituto de Educação

Coordenação: Sandra Novais Sousa – UFMS
Trabalho Autores Instituições
A abordagem (auto)biográfica nas pesquisas em educação: questões teórico-metodológicas evidenciadas no VI CIPA Sandra Novais Sousa Jacira Helena do Valle Pereira Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
La metodología biográfica-narrativa como experiencia de investigación-formación Margaret Zamarrena Nancy Esther Salvá Tosi IINN/ CFE; Montevideo
A pesquisa narrativa e a reflexividade crítica como elemento autoconfrontador de uma tese doutoral Lilian Ucker Perotto Universidade Federal de Goiás
O uso da autobiografia como estratégia epistemológica de produção de conhecimentos: dos fuxicos aos saberes para a vida Rodrigo Viana Sales Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Epistemologia qualitativa e pesquisa narrativa: perspectivas (auto)biográficas para a formação de professores de matemática Edileusa do Socorro Valente Belo Roseli Araujo Barros Universidade Federal do Pará
Documentação narrativa: potencialidades teórico-metodológicas em investigação sobre prática educativa e diferenças culturais na educação básica Maria Helena da Silva Reis Santos Universidade do Estado da Bahia

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Sessão Comunicação 2 – Sala 6 – Instituto de Educação

Coordenação: Lourdes Maria Bragagnolo Frison – UFPel
Trabalho Autores Instituições
Das narrativas de auto(formação) de estudantes universitários a construção de projetos de vida realizados com análise mediante compreensão cênica veiculada no VI CIPA Ana Margarida Veiga Simão Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade de Lisboa Universidade Federal de Pelotas
A educação física escolar e o problema do aparelho: perspectivas regionais nas narrativas de professoras no ensino fundamental no interior do Rio Grande do Sul (1964-1985) Juliano de Melo da Rosa Instituto Federal Farroupilha
Políticas de formação e autonomia subtraída: narrativas de professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Elisângela Silva de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas
Escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas: o que dizem as cartas pedagógicas Haede Gomes Silva Maria da Glória Soares Barbosa Lima Secretaria Municipal de Educação e Cultura Universidade Federal do Piauí
Memórias (auto) biográficas e prática docente: elementos da pedagogia tradicional presentes nos anos iniciais do ensino fundamental Hostina Maria Ferreira do Nascimento Márcia Francione Sena do Nascimento lana Jersica Alves de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Escrita de narrativas das memórias musicais de diferentes redes formativas de alunos do ensino médio: investigação-formação de uma pesquisa em andamento Gustavo Aguiar Malafaia de Araujo Universidade de Brasília

Sessão Comunicação 3 – Sala 7 – Instituto de Educação

Coordenação: Graziela Ninck Dias Menezes – UNEB
Trabalho Autores Instituições
Um recorte aproximando as recordações-referência sobre os professores do passado Luciana Martins Teixeira Lindner Universidade Federal de Pelotas
Memórias da escola: a figura do bom professor nos relatos narrativos de licenciandos em matemática Roseli Araujo Barros Monica Gonçalves de Matos Universidade Federal do Pará
Ruralidades na trajetória de vida e formação de uma professora idosa Adson dos Santos Bastos Fabrício Oliveira da Silva Graziela Ninck Dias Menezes Universidade do Estado da Bahia Universidade do Estado da Bahia Instituto Federal da Bahia
O espaço de hoje nas histórias de ontem: lendo imagens e imaginando o porvir (eu não estive lá) Mareide Lopes de Arruda Young Shim Gonçalves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Da criança que fui ao professor(a) que me torno: significando experiências e memórias Thaisa Efigenia Magalhães Marques Admir Soares de Almeida Junior Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais
Memórias de leitura de Erico Veríssimo ao solo de clarineta (1912-1922) Michele Ribeiro de Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sessão Comunicação 4 – Sala 8 – Instituto de Educação

Coordenação: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – UNEB
Trabalho Autores Instituições
O coordenador pedagógico sob o olhar dos professores: o que esperam e o que pensam Maria Arlete Cristiane Cabral Rocha Young Shim Gonçalves Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Múltiplos olhares para o tornar-se professor: narrativas de professoras em início de carreira Cristhiane Carneiro Cunha Flôr Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora
Ser professora alfabetizadora do sertão: narrativas, olhares e desafios Fabiane Santana Oliveira Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia
O processo formativo, inicial e contínuo, sob o olhar dos professores de adultos em Portugal Regina Magna Bonifacio Araújo Manuela Esteves Universidade Federal de Ouro Preto Universidade de Lisboa
Olhares reflexivos sobre as próprias experiências como alunas de ciências: construindo referenciais críticos para uma prática docente Regiana Sousa Silva Marise Piedade Carvalho Maria da Conceição Gemaque de Matos Universidade Federal de Mato Grosso - Pólo UFPA
Um novo olhar sobre a educação: a partir das narrativas dos docentes do projeto AJA-MS avanço do jovem na aprendizagem Fabiana Aparecida Cáceres Borges Helio Queiroz Daher Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Sessão Comunicação 5 – Sala 9 – Instituto de Educação

Coordenação: Fabrício Oliveira da Silva – UNEB
Trabalho Autores Instituições
O PIBID em Minas Gerais enquanto espaço formativo: memórias e vivências dos licenciandos Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas
As contribuições do PIBID para a aprendizagem da docência profissional no contexto de um IF Rosenilde Nogueira Paniago Teresa Sarmento Instituto Federal Goiano Universidade do Minho
Narrativas de si na iniciação à docência: o PIBID como espaço e tempo formativos Fabrício Oliveira da Silva Adelson Dias de Oliveira Luciana de Araújo Pereira Universidade do Estado da Bahia Universidade Federal do Vale do São Francisco Universidade do Estado da Bahia
PIBID computação: um espaço de formação narrado por aluno de iniciação à docência Cristina Carvalho de Almeida Universidade São Francisco
Espaço formativo PIBID: contribuições de narrativas para as singularidades de vida pessoal e profissional Vera Lúcia Chalegre de Freitas Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns
Portfólios reflexivos e narrativas sobre o processo vivido no PIBID Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos

Sessão Comunicação 6 – Sala 10 – Instituto de Educação

Coordenação: Tatiana Leite da Silva – UFF
Trabalho Autores Instituições
História de vida e formação docente: atravessamentos transdisciplinares Clarissa Moura Quintanilha Helena Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Percebendo o registro (auto) biográfico como ferramenta reflexiva na formação docente inicial Thalita Juliana de Freitas Meneses Neurivânia Moura de Andrade Hélio Junior Rocha de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Narrativas (auto)biográficas: reflexões sobre a formação inicial de professores de matemática no âmbito do PIBID Maycon Douglas Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Programa de licenciaturas internacionais: gênese, histórias e contribuições para a formação inicial de professores Tatiana Leite da Silva Iduina Mont`alverne Chaves Universidade Federal Fluminense
Narrativas sobre o processo formativo inicial de licenciandos em física do IFMT Fábio Mariani Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Comunicação 7 – Sala 11 – Instituto de Educação

Coordenação: Jónata Ferreira de Moura – UFMA
Trabalho Autores Instituições
Trajetória de formação inicial de professoras da educação infantil: a matemática escolar em evidência Jónata Ferreira de Moura Universidade Federal do Maranhão Universidade São Francisco
“Na minha época, a alfabetização matemática era assim.” Fabio Colins da Silva Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Narrativas sobre as contribuições da formação continuada de professores da educação infantil Antonia Edna Brito Francisca Jelma da Cruz Sousa Universidade Federal do Piauí Secretaria municipal de educação Teresina
Narrativas de professores da educação infantil: práticas pedagógicas e processos formativos Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis Universidade Federal Fluminense
O trabalho pedagógico com a leitura na educação infantil Joelma da Conceição da silva Henrique e Souza Universidade Federal Fluminense
De Batman a Xuxa: a cultura escolar da educação infantil foto-narradas pelas professoras da primeira infância Cleane Aparecida dos Santos Universidade São Francisco

Sessão Comunicação 8 – Sala 58 – Instituto de Educação

Coordenação: Vera Maria Antonieta Tordino Brandao – PUCSP
Trabalho Autores Instituições
Memorial de formação: a escrita como recriação de sentido na atuação do professor formador de formador Renata Barroso de Siqueira Frauendorf Universidade de Campinas
Memórias e Narrativas de Professoras Formadoras Vera Luísa Sousa Universidade Estadual Paulista
Jovens universitários, suas memórias escolares e as trajetórias de formação Renata Bernardo Universidade São Francisco
O memorial acadêmico em formação continuada Vera Maria Antonieta Tordino Brandao Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Memórias e experiências de (trans) formação de professores formadores: a educação em ciências na Amazônia Legal Maria da Conceição Gemaque de Matos Universidade Federal do Pará
Narrativas de formadoras de professores/as que ensinam matemática em Portugal Carlos André Bogéa Pereira Margarida Rodrigues Universidade São Francisco
[wpsm_comparison_table id="12" class=""] [gdlr_stunning_text background_color="#f3f3f3" title=" Sessão Comunicação 10 – Sala 60 – Instituto de Educação " title_color="#f2381a" caption_color="#a0a0a0"] Coordenação: Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos – UFSM
Trabalho Autores Instituições
A formação continuada de professores da educação infantil e a prática docente: reflexões preliminares Maria de Jesus Assunção e Silva Antônia Edna Brito Universidade Federal do Piauí
Formação continuada: interlocução e partilha de professores(as) na escola Susana Gakyia Caliatto Carla Helena Fernandes Universidade do Vale do Sapucaí
Espaços formativos: outras possibilidades visíveis e possíveis na formação continuada do professor universitário Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos Universidade Federal de Santa Maria
Puxando fios da memória e tecendo novas, outras histórias: narrativas de formação continuada de professores Higor Linhares de Souza Universidade Federal Fluminense
Formação continuada de professores: um exercício de reflexão sobre o ato de ensinar e de aprender Maria Dulce Gonçalves de Matos Lucia Maria Batista Fonseca Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Formação continuada e conhecimento profissional Erineide Cunha de Sousa Universidade Federal do Piauí

Sessão Comunicação 11 – Sala 1 FAeCC

Coordenação: Helenise Sangoi Antunes - UFSM
Trabalho Autores Instituições
Trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res] significações Lorena Marquezan Helenise Sangoi Antunes Ane Carine Meurer Universidade Federal de Santa Maria
Trayectorias personal y profesional de un formador de docentes: del hacer al ser Pedro Ortiz Oropeza José Antonio Serrano Castañeda Juan Mario Ramos Morales Centro de Actualización del Magisterio de Iguala Universidad Pedagógica Nacional
A trajetória docente nas trilhas da pedagogia griô: memórias e narrativas de uma professora do campo Luciana de Araújo Pereira Adson dos Santos Bastos Graziela Ninck Dias Menezes Universidade do Estado da Bahia Universidade do Estado da Bahia Instituto Federal da Bahia
Narrativas e memória sobre a comunidade Quilombola Exú Angela Maria dos Santos Maria Lúcia Rodrigues Muller Universidade Federal de Mato Grosso
Diálogos entre concepções teóricas e trajetórias de formação: uma experiência de pesquisa Eda Maria de Oliveira Henriques Ana Paula Santos Lima Universidade Federal Fluminense
Gênero, trajetórias e práticas de formação: narrativas (auto)biográficas da docência da/na roça Joana Maria Leoncio Nunez Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia

Sessão Comunicação 12 – Sala 2 FAeCC

Coordenação: Hanilton Ribeiro de Souza - UNEB
Trabalho Autores Instituições
Memòria e docencia em exercìcio: as imagens de si e o empoderamento da professora da roça Edilange Borges de Souza Juliane Costa Silva Universidade do Estado da Bahia
Narrativas e autoformação: o processo formativo e a iniciação à docência de professores licenciados da educação profissional técnica Graziela Ninck Dias Menezes Adelson Dias de Oliveira Luciana de Araújo Pereira Instituto Federal da Bahia Universidade Federal do Vale do São Francisco Universidade do Estado da Bahia
Narrativas de normalistas e o potencial da pesquisa-formação para a docência em Educação de Jovens e Adultos Liliane Sant'Anna de Souza Maria Secretaria Estadual de Educação do RJ
Entrecruzando (auto)biografia, docência em contextos rurais e legado familiar Hanilton Ribeiro de Souza Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
Memórias da escola e aprendizagens de docência Alboni Marisa D P Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
A docência em suas múltiplas faces: a experiência das professoras-mediadoras que atuam no Programa EMITec Susiara Moreira Reis Coutinho Universidade do Estado Bahia

Sessão Comunicação 13 – Sala 3 FAeCC

Coordenação: Ana Sueli Teixeira de Pinho - UUCSal
Trabalho Autores Instituições
Percursos de formação de estudantes e profissionais de saúde: relações estabelecidas a partir do PET-Saúde Helena Fraga-Maia Ana Sueli Teixeira de Pinho Fernanda Warken Rosa Camelier Universidade do Estado da Bahia Universidade Católica do Salvador
Percursos formativos e saberes docentes no curso de pedagogia, modalidade a distância NEAD/UFMT Marcel Thiago Damasceno Ribeiro Glauce Viana de Souza Torres Kátia Cristina Carse Alcover Rede em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso
O processo de tornar-se docente da educação superior nas narrativas de enfermeiras Magda Mattos Universidade Federal de Mato Grosso
Constituir-se professora de ciências para crianças de 4 a 6 anos de idade: processos formativos do ensino e aprendizagem Elisa de Nazaré Gomes Pereira Universidade Federal do Pará
Processos de aprendizagem e formação docente: uma pesquisa-ação-formação com professoras “no chão do hospital” Roberta Ceres Antunes Medeiros de Oliveira Oliveira Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Espaços formativos e significância histórica do estágio supervisionado durante a formação inicial: narrativas de estudantes de licenciatura em história. Mary Tania dos Santos Carvalho Samara Teixeira dos Santos Universidade do Estado do Amazonas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Eixo 3 - Infâncias, narrativas e diálogos intergeracionais

Sessão Comunicação 14 – Sala 4 FAeCC

Coordenação: Patrícia Júlia Souza Coelho – UNEB
Trabalho Autores Instituições
Narrativas sobre as infâncias rurais e as aprendizagens experienciais em classes multisseriadas no Território do Sisal Patrícia Júlia Souza Coelho Universidade do Estado da Bahia
Narrativas infantis e processo formativo: estudo sobre as significações de crianças sobre suas experiências na educação infantil Ellen Cristine Campos de Souza Coelho Filomena Maria de Arruda Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso
Memórias da infância de migrantes de Sinop-MT (1973-1979) na poética de Manoel de Barros Josiane Brolo Rohden Helen Arantes Martins Universidade Federal de Mato Grosso Universidade do Estado de Mato Grosso
As histórias e as crianças nas rodas de conversas Gianine Maria de Souza Pierro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Infância, narrativas e diálogos intergeracionais: o tempo vivido narrado pelas crianças Selma Nascimento Vilas Boas Adair Mendes Nacarato Universidade de São Francisco
Narrativização da vida infantil ribeirinhaamazônida Edilma de Souza Maritza Maciel Castrillon Maldonado Universidade do Estado do Mato Grosso

Sessão Comunicação 15 – Sala 5 FAeCC

Coordenação: Daniela Barros da Silva Freire Andrade - UFMT
Trabalho Autores Instituições
De volta à escola regular: desafios da reinserção nas vozes de crianças em tratamento oncológico Senadaht Barbosa Baracho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Narrativas da infância: cegueira, limitação e superação Felipe Franklin Medeiros Ribeiro Emmanuel Dário Gurgel da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Berçário que lugar é este? Entre o que narram as futuras professoras e o que narram os bebês Iury Lara Alves Carla Adriana Rossi Ramos Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade do Estado do Mato Grosso
A significação da dieta para a criança com restrição alimentar: a análise de uma narrativa Ilza de Andrade Carvalho Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade do Estado do Mato Grosso
Experiência de uma professora no atendimento educacional especializado: aluno com deficiência intelectual na sala multifuncional Amanda Yasmim Cezarino Vânia Cecilia da Luz Cezarino Universidade do Estado do Mato Grosso Escola Municipal de Educação Básica Rafael Rueda
Narrativas de crianças hospitalizadas sobre os profissionais da saúde Andréia Maria de Lima Assunção Universidade do Estado do Mato Grosso

Eixo 4 - (Auto)biografias, narrativas digitais, história, literatura e artes

Sessão Comunicação 16 – Sala 6 FAeCC

Coordenação: Rodrigo Matos de Souza - Unijorge
Trabalho Autores Instituições
Entre autobiógrafos e historiadores: episódios de uma história sul-africana por William Kentridge, Soho Eckstein e Felix Teitelbaum Vivian Palma Braga dos Santos Universidade de São Paulo
A (de)formação pela escola: representações de processos formativos na Trilogia Autobiográfica de Elias Canetti Rodrigo Matos de Souza Elizeu Clementino de Souza Centro Universitário Jorge Amado Universidade do Estado da Bahia
Vinicius de Moraes aos moldes da imprensa feminina: correspondência publicada em Flan – O Jornal da Semana Aline Silveira Tasmerão Telma Amorgiana Fulane Tambe Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Entre a memória e a autobiografia: estudo comparativo entre Jorge Luis Borges e José Saramago Rosemar Eurico Coenga Escola Estadual José Magno
Aqui, do lado de dentro, fora do mundo: M. Proust, G. Ramos e a instabilidade dos conceitos Heurisgleides Sousa Teixeira Universidade Estadual de Campinas
Redes de sociabilidade na autobiografia da pianista Magdalena Tagliaferro Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Alexandra Lima da Silva Universidade Federal do Piauí Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sessão Comunicação 17 – Sala 7 FAeCC

Coordenação: Neiva de Souza Boeno - UFMT
Trabalho Autores Instituições
A escritura entrelinhar de Clarice Neiva de Souza Boeno Universidade Federal Mato Grosso
José Augusto Corrêa: um literato entre o ensino de língua portuguesa e o ensino de matemática Waléria de Jesus Barbosa Soares Universidade Estadual do Maranhão
Auto)biografar, (auto)biogrifar, (auto)biocriar: maternidade, educação de mulheres, resistência e ficção nos seios da escritura de Sonia Coutinho Rubia Naspolini Yatsugafu Universidade Federal de Mato Grosso
Ficções do eu: o cinema autobiográfico de Jean Eustache Romero Fidelis de Souza Maciel Universidade Federal de Ouro Preto
Biografia de um poeta “fora de lugar” Christina Stephano de Queiroz Universidade de São Paulo

Eixo 5 - Escrita de si, resistência e empoderamento

Sessão Comunicação 18 – Sala 8 FAeCC

Coordenação: Nima Imaculada Spigolon - UNICAMP
Trabalhos Autores Instituições
Um corpo fora do lugar: reflexões sobre o diário de Maura Lopes Cançado Daniele Ribeiro Fortuna Universidade do Grande Rio
O grito que dá sentido aos mundos: narrativas autobiográficas de Carolina Maria de Jesus e Maura Lopes Cançado Gislene Maria Barral Lima Felipe da SilvaMonica Horta Azeredo Secretaria de Educação do Distrito Federal
Lição entre amigas: cartas na mesa Angeli Rose do Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Diário pessoal: revelações de duas diaristas a respeito do gênero Jocelma Boto Silva Márcia Helena de Melo Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Escrita de si e os “escritos íntimos” de Elza Freire Nima Imaculada Spigolon Universidade Estadual de Campinas
Um escritor, duas memórias Sheila Dias Maciel Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Comunicação 19 – Sala 9 FAeCC

Coordenação: Terezinha Valim Oliver Gonçalves - UFPA
Trabalhos Autores Instituições
Vida acadêmica e subversão criativa: episódios de resistência e construção coletiva Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
Memoriais de professores universitários: escritas de si, mobilidade social e empoderamento Simone Santos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
Escrita, relato e existência Denize Dall Bello Universidade Federal de Mato Grosso
Contar- se para ler a palavra Vera Luci Machado Prates da Silva Universidade Metodista de São Paulo
Percurso formativo na docência: a produção textual de estudantes campesinos a partir de temas da sua história de vida Ana Maria Teixeira Andrade Universidade Federal do Ceará
Los movimientos sociales en la configuración de subjetividades políticas, educaciones otras Alvaro Córdoba Obando Universidad de Antioquia

Eixo 6 - Histórias de vida, gênero e diversidades

Sessão Comunicação 20 – Sala 1 Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Ana Maria Marques - UFMT
Trabalhos Autores Instituições
Maria Arruda Müller: engajamento feminino no cenário político da história da cidade de Cuiabá Ana Maria Marques Universidade Federal de Mato Grosso
Bernardina Rich (1872-1942): uma professora e intelectual negra em Cuiabá na primeira república Nailza da Costa Barbosa Gomes Universidade Federal de Mato Grosso
Yolanda Ibanez di Lascio: a mulher professora e escritora. A trajetória de vida de uma normalista Aurea Esteves Serra Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui
Alexandrina do Nascimento Gomes e sua contribuição para educação do Território Federal de Rondônia. Cleicinéia Oliveira de Souza Nilce Vieira Campos Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso
História de vida e profissão: a constituição da identidade docente a partir de narrativas da professora Zelmira Carvalho na Escola Ipiranga (Pelotas/RS) Renata dos Santos Alves Carmo Thum Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal do Rio Grande

Sessão Comunicação 21 – Sala 2 Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Eveline Viterbo Gomes - UERJ
Trabalhos Autores Instituições
Na memória de escolares: representações do feminino em um internato escolar/misto católico, RS (1960-1970) Cinara Dalla Costa Velasquez Universidade Federal de Santa Maria
A condição feminina e a educação nas memórias de Maria Paes de Barros Eveline Viterbo Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Close your legs. Cover yourself: reflexões acerca das principais questões de gênero em We should all be feminists João Felipe Assis de Freitas Instituto Federal de Mato Grosso
Itinerâncias de vida/formação da educadora Carmen Teixeira visibilizadas pelas lentes de gênero Cecilia Maria de Alencar Menezes Centro Universitário Estácio da Bahia
O que contam os professores homens sobre a experiência de educar crianças pequenas no cotidiano da educação infantil? Alexandra Coelho Pena Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Dia: 19/7 - Horário: 14:00 às 16:00

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Sessão Comunicação 22 – Sala 04 – Instituto de Educação

Coordenação: Mariana Martins de Meireles – UNRB/UFRB
Trabalho Autores Instituições
Identidade e profissionalismo docente – contributos da investigação narrativa Raquel Macedo Matos Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal
A praticabilidade da teoria e a teorização da prática: os ateliês biográficos de projeto na educação popular Júlia Guimarães Neves Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas
Território epifânico: fotobiografia escolar - dimensões teórico-metodológicas Mariana Martins de Meireles Universidade do Estado da Bahia
A potencialidade dos relatos mínimos Joana Elisa Röwer Jorge Luiz da Cunha Laisa Quadros Da Costa Faculdade do Baixo Parnaíba Universidade Federal de Santa Maria
Tessituras da história de uma universidade pública nas narrativas de professores aposentados Jacira Helena do Valle Pereira Assis Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
O fiel doutor: a trajetória de um médico-missionário no nordeste da transição republicana (1883-1919) Rogério de Carvalho Veras Universidade Estadual Paulista/Assis

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Sessão Comunicação 23 – Sala 6 – Instituto de Educação

Coordenação: Jussara Almeida Midlej Silva - UESB
Trabalhos Autores Instituições
Movimentos de professoralização: enlaces com a experiência estética Maria Emérita Jaqueira Fernandes Jussara Almeida Midlej Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Narrativas de um professor de língua portuguesa em início de desenvolvimento profissional Edson Gomes Evangelista Instituto Federal de Mato Grosso
Formação docente: a narrativa e seu potencial para o desenvolvimento profissional Claudia Aparecida dos Santos Valadares Soely Aparecida Dias Paes Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande - MT
Narrativas de formação: a esperança dos futuros profissionais de pedagogia para além das diretrizes curriculares nacionais Celia Maria Haas Helena Machado de Paula Albuquerque Regina Magna Bonifacio Araújo Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Cidade de São Paulo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto
Aprendizagem e constituição profissional de uma professora de matemática: um estudo de si Thais de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
O diário reflexivo do professor que ensinará matemática nos anos iniciais: o que revelam sobre a formação inicial e sua futura prática profissional Américo Junior Nunes da Silva Carmen Lucia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos

Sessão Comunicação 24 – Sala 7 – Instituto de Educação

Coordenação: Carlos Manuel Ribeiro da Silva - UMINHO
Trabalhos Autores Instituições
Desenvolvimento profissional: formação docente, identidades e trajetórias Rosimeire Dias de Camargo Centro de Formação e Atualização de Professores de Primavera do Leste
Considerações acerca do desenvolvimento profissional docente: experiências de investigação e formação na iniciação à docência. Ana Paula Gaspar Melim Ordália Alves Almeida Universidade Católica Dom Bosco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professores de música e a escola de educação básica: narrativas de desenvolvimento profissional Tamar Genz Gaulke Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A Valorização da Cultura Local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado Diana Neto Carlos Manuel Ribeiro da Silva Universidade do Minho
Formação pessoal, profissional e acadêmica pelos caminhos do método biográfico Najó Glória dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Sessão Comunicação 25 – Sala 8 – Instituto de Educação

Coordenação: Allan de Andrade Linhares - PUCSP
Trabalhos Autores Instituições
Uma turma de EJA, as artes dos sentidos Adriana Ap. Molina Gomes Universidade Federal de Goiás
Ensino de leitura na EJA: uma análise discursiva das narrativas de formação de professores de 4º Ciclo Allan de Andrade Linhares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Narrativas de atos de ensinar ciências da natureza e matemática em Curso Técnico Integrado do PROEJA Eliane Maria Pinto Pedrosa Rosália Maria Ribeiro de Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do MaranhãoUniversidade Ceuma
A dor e a delícia de tornar-se... Professor da EJA: narrativas de si na construção formativa de educadores do juvenil do município de Catu, Bahia Margareth Conceição Almeida Araújo José Jackson Reis dos Santos Universidade do Estado da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Formação e docência de professores de ciências e matemática: narrativas do passado para práticas do presente e projeções futuras Lourimara Farias Barros Alves Terezinha Valim Oliver Gonçalves Jacirene Vasconcelos de Albuquerque Universidade Estadual do Maranhão Universidade Federal do Pará Universidade do Estado do Pará

Sessão Comunicação 26 – Sala 9 – Instituto de Educação

Coordenação: Jussara Cassiano Nascimento - UCP
Trabalhos Autores Instituições
Pesquisa (auto) biográfica e formação de professores alfabetizadores Jussara Cassiano Nascimento Universidade Católica de Petrópolis
Práticas de letramentos em memoriais de formação de professores de língua portuguesa Simone Souza de Assumpção Universidade Federal da Bahia
Uma travessia na pesquisa sobre formação de professores em linhas de uma narrativa autobiográfica Rozilene de Morais Sousa Centro de Formação e Atualização de Professores
A narrativa na formação de professores em exercício: uma experiência em curso de pedagogia em Manaus Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta Universidade do Estado do Amazonas Mauro dos Santos Marques
Memorial e formação de professores: histórias da região sudeste do Estado de Goiás Claudia Machado Wolney Honório Filho Universidade Federal de Goiás
Caminhando sobre pedras: a trajetória de formação de professores iniciantes oriundos do campo em narrativas de si Suely Maria Pires Escola Estadual do Campo "7 de Setembro"

Sessão Comunicação 27 – Sala 10 – Instituto de Educação

Coordenação: Desire Luciane Dominschek - UNICAMP
Trabalhos Autores Instituições
Pela afirmação e pela negação: os contribuintes da identidade docente inicial Wdália Maria da Conceição Soares da Mota Thalita Juliana de Freitas Meneses Hostina Maria Ferreira do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Vivências e memórias da identidade docente: discursos de formação no curso de pedagogia da UFRRJ Erica Rodrigues Marins Perim Fabrícia Vellasquez Paiva Adriana Alves Fernandes Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
O ensino de matemática no estágio supervisionado do curso de pedagogia: narrativas e reflexões Claudene Ferreira Mendes Rios Universidade do Estado da Bahia
Roberto Mange e a pedagogia da educação integral para o ensino profissional Desire Luciane Dominschek Universidade Estadual de Campinas
Narrativas formativas no estágio supervisionado em espaços não escolares de acadêmicos do curso de pedagogia da UNEMAT Rosalva Pereira de Alencar Evanil de Almeida Cardoso Ozerina Victor de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Amazonologia: sentidos partilhados por pibidianos de um curso de pedagogia na modalidade a distância Glauce Viana de Souza TorresTânia Maria de Lima Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Comunicação 28 – Sala 11 – Instituto de Educação

Coordenação: Silmara Carina Dornelas Munhoz - UnB
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas de professores da educação de jovens e adultos em privação de liberdade: entre desafios e possibilidades Luciana Ferreira da Silva Moraes Eliane Carvalho de Oliveira SEDUC-MTCEFAPRO/SINOP
Narrativas visuais e orais: máscaras que ressignificam as relações entre jovens estudantes Silmara Carina Dornelas Munhoz Marisa Guimaraes Leite Universidade de Brasília
Educadores de jovens e adultos do/no campo o “dizer de si“ na ressignificação do fazer pedagógico Keila Alves Souza Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá
Nas narrativas dos professores, as especificidades na educação de jovens e adultos Angelita Aparecida Azevedo Freitas Celia Maria Fernandes Nunes Secretaria Municipal de Educação de Diogo de Vasconcelos Universidade Federal de Ouro Preto
Trajetórias docentes de professoras em escolas multisseriadas do campo Acácio Alves de Oliveira Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
Narrando vivências - idosos do campo e suas representações de escola Cilesia Maria de Oliveira Carvalho Angelita Aparecida Azevedo Freitas EFA Paulo Freire SME de Diogo de Vasconcelos

Sessão Comunicação 29 – Sala 1 - FAeCC

Coordenação: Mary Valda Souza Sales - UNEB
Trabalhos Autores Instituições
Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
Narrativas de formação em música: rodas de conversa com professores pedagogos da rede municipal de Sinop/MT Débora Abreu de Vasconcelos Secretaria Municipal de Educação de Sinop - MT
Formação e as narrativas digitais: retroalimentação da prática pedagógica docente no ensino superior Mary Valda Souza Sales Universidade do Estado da Bahia
A memória, a formação e o educativo: análise de narrativas do povo tradicional pomerano Carmo Thum Carolina Caporal Dantas Costa Renata dos Santos Alves Universidade Federal do Rio Grande Universidade Federal de Pelotas
Narrativas de um professor principiante: Tremores engendrados pelo vir a ser Deusodete Rita da Silva Aimi Edson Gomes Evangelista Secretaria Municipal de Educação de Vilhena Instituto Federal de Mato Grosso
Narrativa de formação: o que é ser professor na baixada fluminense Jurema Rosa Lopes Rachel Monteiro Wyatt Universidade do Grande Rio

Sessão Comunicação 30 - Sala 2 FAeCC

Coordenação: Ricardo Castano Gaviria – UdeA
Trabalhos Autores Instituições
Identidade docente e reconhecimento social: apontamentos de um processo de formação pós-graduada. Resumo | Trabalho Completo José Kemeson da Conceição Souza France Fraiha Martins Universidade Federal do Pará
A pesquisa narrativa como balizador da constituição da identidade docente do licenciado em ciências da computação Suzana de Jesus Silva José Aurimar dos Santos Angelim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Extensão universitária como espaço de formação docente: experiências narradas por licenciandos Ana Paula Medeiros Destro Amanda Yasmim Cezarino Tânia Maria de Lima Universidade Federal de Mato Grosso
Pesquisa biográfica narrativa na gestão educativa universitaria. Trajetórias de formação da identidade profissional docente. Ricardo Castano Gaviria Universidad de Antioquia
Narrativas de si: memórias que desvelam a identidade docente Norinês Panicacci Bahia Universidade Metodista de São Paulo
Uma conversa sobre a identidade docente: das visões sobre ser professor de química a escolha pela profissão Assicleide da Silva Brito Maria Luiza de Araújo Gastal Edinéia Tavares Lopes Universidade de Brasília Universidade Federal de Sergipe

Sessão Comunicação 31 - Sala 3 - FAeCC

Coordenação: Soraya Cunha Couto Vital - UFMS
Trabalhos Autores Instituições
Licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Ginásio industrial da fábrica da estrela: um espaço formativo dentro de uma instituição militar Maria Beatriz Leal da Silva Universidade Católica de Petrópolis
Ginásio Barão do Rio Branco nas memórias de Oliva Enciso: um estudo sobre uma instituição de ensino secundário organizada pela campanha nacional de educandários gratuitos Abigail Ferreira Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
João Pereira da Silva: trajetória e institucionalização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Soraya Cunha Couto VitalSonia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
A Educação Física e o corpo como espaços formativos, lugares de memória(s) e narrativas Roberta Jardim CoubeEda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense

Sessão Comunicação 32 – Sala 4 - FAeCC

Coordenação: Lúcio Gomes Dantas – Colégio Marista Patamares
Trabalhos Autores Instituições
Formação do professor e o valor de ser pobre em uma comunidade escolar rural Lúcio Gomes Dantas Colégio Marista Patamares
Caso de ensino: a narrativa de uma adolescente como provocadora de reflexão na formação de professores alfabetizadores Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Ádria Maria Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Centro Educacional Khalil Zaher
Narrativas de formação e práticas: singularidades (auto)formativas para constituição do ser professora Adriano Sales dos Santos Silva Elisa de Nazaré Gomes Pereira Maria da Conceição Gemaque de Matos Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA
A (trans)formação de mim é mudança em nós – singularidades e invariantes dando voz aos professores Conceição Leal da Costa Constança Biscaia Universidade de Évora
O portfólio como ferramenta viabilizadora para a (auto) formação docente Francisca Geise Varela Costa Clarisse Wigna dos Santos de Oliveira Hostina Maria Ferreira do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Tornar-se professor: memórias, histórias e saberes de estudantes das ciências biológicas Patrícia Santana Reis Natalina Assis de Carvalho Universidade do Estado da Bahia

Sessão Comunicação 33 – Sala 5 - FAeCC

Coordenação: Magda Madalena Tuma - UEL
Trabalhos Autores Instituições
Movimentos, experiências e composições de vida Jussara Almeida Midlej Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Histórias de vida: uma experiência (auto) biográfica de pesquisa com professores - migrantes de Vilhena - RO (1960-1980) Helen Arantes Martins Josiane Brolo Rohden Universidade do Estado de Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso
Sentidos e significados da experiência do estágio supervisionado na formação em serviço Francisco Cleiton Alves Universidade Federal do Oeste da Bahia
Narrativas infantis mediadas por produções fílmicas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências como alunos na educação infantil Eliana de Cássia Martins Lisboa Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Narrativas de professoras no coletivo: a experiência e o educativo Magda Madalena Tuma Universidade Estadual de Londrina

Sessão Comunicação 34 – Sala 6 - FAeCC

Coordenação: Sayonara Cunha de Paula - UFES
Trabalhos Autores Instituições
Professoras tecelãs: memórias de leitura, teares narrativos e representações de si André Magri Ribeiro de Melo Universidade Federal de Minas Gerais
Memoriais de formação na pesquisa qualitativa: aprendizagens de professoras em formação Monica Gonçalves de Matos Maria Dulce Gonçalves de Matos Lucia Maria Batista Fonseca Universidade Federal do Pará
O que fazemos com o que fazem conosco … Identidades em construção Simone Albuquerque da Rocha Teresa Sarmento Conceição Leal da Costa Rosana Maria Martins Universidade Federal de Mato Grosso Universidade do Minho Universidade de Évora
Pedras bonitas podem falar! Memórias de professoras de Itaporanga S/P sobre a docência Sandra Antonia Convento de Moura Ferraz Universidade de Sorocaba S/P
Los problemas de la enseñanza situada. Historias de enseñantes y formación docente. El caso del Instituto A. Palacios Ana Vivian Lucci Universidad de Buenos Aires
Experiências de práticas avaliativas vivenciadas na educação física escolar: diálogos com os alunos das Universidades Federais Sayonara Cunha de Paula Aline de oliveira vieira Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo

Sessão Comunicação 35 – Sala 7 - FAeCC

Coordenação: Luiz Carlos Pinheiro Ferreira - UnB
Trabalhos Autores Instituições
A existencialidade singular-plural na escrita de uma carta para o professor que marcou o trajeto de formação Rose Mary Kerr de Barros Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal de Pelotas
A memória das travessias do Atlântico Negro em Ana Maria Gonçalves e Toni Morrison Soraya do Lago Albuquerque Universidade Federal de Mato Grosso
La escuela normal de institutoras de bolívar. Institución para formar profesoras primarias. 1903-1930 Yésica Paola Montes Geles Universidade Federal de Mato Grosso
Estudos e memórias de meio século de história de uma escola pública no Município de Itacoatiara Emanuela Silva de Oliveira Elisângela Silva de Oliveira Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino Universidade do Estado do Amazonas
Narrativas, artefatos, memórias e tradições: como dispositivo de pesquisa-formação Luiz Carlos Pinheiro Ferreira Universidade de Brasília

Eixo 3 - Infâncias, narrativas e diálogos intergeracionais

Sessão Comunicação 36 – Sala 8 - FAeCC

Coordenação: Fabiane Puntel Basso - UFPel
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas de crianças sobre Cuiabá da copa do mundo 2014 Jeysson Ricardo Fernandes da Cunha Universidade do Estado do Mato Grosso
Narrativas de crianças sobre a violência na escola Vanessa Cristina Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Relações entre autorregulação e motivação pessoal: influências no processo de aprendizagem escolar Fabiane Puntel BassoMaria Helena Menna Barreto Abrahão Universidade Federal de Pelotas
Quem conta um conto “ganha” um ponto – narrativas de apreciadores de histórias Kelly Adriane Moreira Streglio Assis Maciel Isa Mara Colombo Scarlati Domingues Universidade Federal de Goiás
Grafando um rosto familiar: um álbum de família como campo de pesquisa Cristina Maria Silva Universidade Federal do Ceará

Eixo 4 - (Auto)biografias, narrativas digitais, história, literatura e artes

Sessão Comunicação 37 – Sala 9 - FAeCC

Coordenação: Adriana Barroso Azevedo - UNIMEP
Trabalhos Autores Instituições
A escrita de memoriais de formação e sua guarda como forma de preservação em espaços digitais Miriã Lucio Oliveira Giovana Cristina Dias dos Santos Faculdade de Hortolândia
Relembrar é refazer-se: em busca de um objeto de pesquisa Maria José Lopes de Araújo Universidade Federal do Pará
Fanfiction: estudo sobre narrativas digitais de adolescentes na internet Elizabeth Conceição de Almeida Alves Universidade Federal de Mato Grosso
Caiu na rede social é efêmero: os dilemas dos suportes digitais Robson Fonseca Simões Universidade Federal de Rondônia
Narrativas digitais e uso de tecnologias na educação básica Adriana Barroso Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
“Por que Direito?”: contextos de uma escolha, O que dizem as narrativas digitais dos universitários? Éverton Neves dos Santos Universidade Federal de São Carlos

Sessão Comunicação 38 – Sala 1 – Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Rosana Campos Leite Mendes - UnB
Trabalhos Autores Instituições
Autobiografia em processos artísticos e pedagógicos em dança Neila Cristina Baldi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Narrativas visuais na prosa do mundo Tereza Ramalho de Azevedo Cunha Universidade Federal de Mato Grosso
Universos imaginados: sobre identificações reflex(ivas) Cláudia Mariza Mattos Brandão Universidade Federal de Pelotas
Coleção de retalhos: fragmentos de subjetividade e vida cultural Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Memória artística e impressões despretensiosas: a narrativa (auto)biográfica do Visconde de Taunay e de Gertrude Stein Rosana Campos Leite Mendes Universidade de Brasília

Eixo 5 - Escrita de si, resistência e empoderamento

Sessão Comunicação 39 – Sala 2 – Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Valdirene Baminger Oliveira - UFMT
Trabalhos Autores Instituições
Bessie Head: vislumbres de uma vida marcada pela insanidade Valdirene Baminger Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Gandhi: voz cidadã e suas experiências em comunidade Ingrid Gomes Universidade Metodista de São Paulo
Audibilidade e visibilidade de identidades negras britânicas em ‘Every light in the house burnin’, de Andrea Levy Ana Flávia de Morais Faria Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
História e representação do eu no romance o Irmão alemão de Chico Buarque de Holanda Martanézia Rodrigues Paganini Universidade Federal do Espírito Santo
Good morning, Mr. Mandela: uma narrativa híbrida entre história e transformação pessoal Sheila Dias da Silva Laverde Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Comunicação 40 – Sala 3 – Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Cláudia Moraes da Costa – SEDC-DF e UnB
Trabalhos Autores Instituições
‘Escrituras de si’: identidades docentes nos cadernos reflexivos da licenciatura em educação do campo da UFRRJ Fabrícia Vellasquez Paiva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Narrativas de história de vida na produção de saberes: trajetórias de resistências e (trans) formações na favela Fábia de Castro Lemos Universidade do Grande Rio
(Auto)biografia versus formação profissional Rosana Fátima de Arruda Escola de Educação Básica Municipal Professora Lucia Leite Rodrigues
A práxis do viver como epistemologia: o saber sentido da/na escola como forma de emancipação da condição humana no viver na terra Cláudia Moraes da Costa Cláudia Márcia Lyra pato Secretaria de Educação do Distrito FederalUniversidade de Brasília
Mobilidade urbana de pessoas com deficiência e histórias de vida Karla Patrícia Martins Ferreira Henrique Sérgio Beltrão de Castro Universidade de FortalezaUniversidade Federal do Ceará

Eixo 6 - Histórias de vida, gênero e diversidades

Sessão Comunicação 41 – Sala 4 – Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Samuel Rodrigues dos Santos - UFU
Trabalhos Autores Instituições
Histórias secretas e diversidade de gênero na escola Samuel Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
Gênero no espelho: histórias de vida que se cruzam para o exercício da cultura de paz Maria Dolores dos Santos Vieira Antônia Regina dos Santos Abreu Alves Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí
“Eu, mulher da vida”: uma análise da narrativa feminina de Gabriela da Silva Leite Fernanda Gabriela Soares dos Santos Colégio Estadual Manoel Ribas
Contra a corrente: gênero, negritude e resistência entre merendeiras no Rio de Janeiro Rogerio Mendes de Lima Colégio Pedro II Colégio Pedro II
Trajetórias docentes: olhares sobre gênero nas memórias de infância de professoras Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados
História de vida: itinerários de aprendizagem de uma aluna com baixa visão Herika Renally Silva Pereira Valéria Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sessão Comunicação 42 – Sala 58 – Instituto de Educação

Coordenação: Delmary Vasconcelos Abreu - UnB
Trabalhos Autores Instituições
Observatório da educação: possibilidade de desenvolver ciências Maria Elizabete Rambo Kochhann Ivo Kochhann Éverton Neves dos Santos Universidade o Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação Universidade o Estado de Mato Grosso
Experiência significativa: trabalho sobre si mesmo, atribuição de sentido e transformação Nathalia Urbano Canal Universidad del Rosario
Silêncio e narrativa: tornar-se sujeito da própria história Beatriz Helena Viana Castro Cristhianny Bento Barreiro Instituto Federal Sul rio-grandense Instituto Federal Sul rio-grandense
O gênero nas histórias de vida de egressos do PROEJA em mato grosso Jessika Matos Paes de Barros Regina Magna Bonifacio Araújo Universidade de Lisboa Universidade Federal de Ouro Preto
Histórias de vida de professores de música de escolas de educação básica: construindo o interesse pelo tema da pesquisa Arthur de Souza Figueirôa Delmary Vasconcelos Abreu Universidade de Brasília Universidade de Brasília
Eu me lembro...: memória autobiográfica em narrativas orais registradas no Vale do Açu - RN Valdir Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dia: 20/7 - Horário: 14:00 às 16:00

Eixo 1 - Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica

Sessão Comunicação 43 – Sala 04 – Instituto de Educação

Coordenação: Ana Luiza Grillo Balassiano – UERJ
Trabalho Autores Instituições
“Terapia grátis” e outros efeitos: potencialidades “auto-hermenêuticas” em entrevistas autobiográficas Patrícia Claudia da Costa Universidade de São Paulo
A entrevista narrativa como técnica de coleta de dados: contribuições metodológicas para uma pesquisa de mestrado em andamento. Anco Marcos Silva de Menezes Universidade de Brasília
Dos territórios existenciais- uma aproximação às narrativas de trajetórias escolares. Dina Maria Rosário dos Santos Universidade do Estado da Bahia
Memórias, narrativas, marcas e representações de sujeitos: "o rascunho de um sonho" Celia Beatriz Piatti Sonia da Cunha Urt Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
A encarnação do autor ao escrever em primeira pessoa do singular: uma opção metodológica Silvia Beatrix Tkotz Universidade Estácio de Sá
O caminho da pesquisa (auto)biográfica: um percurso singular de formação Ana Luiza Grillo Balassiano Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Eixo 2 - Espaços formativos, memórias e narrativas

Sessão Comunicação 44 – Sala 6 – Instituto de Educação

Coordenação: Cristina Fuentes Mejía - UFJF
Trabalhos Autores Instituições
Método biográfico – as colônias japonesas do Vale do Ribeira/SP e história de vida Rafael da Silva e Silva Centro de Memória da Educação de Praia Grande
A construção dos saberes profissionais docentes: relatos (auto)biográficos de professores psicólogos Carla Fabiana Dickow Universidade Federal de Rondônia
Memorias e vozes no ensino das humanidades: exercício autobiográfico e de história de vida na prática docente Cristina Fuentes Mejía Carlos Alberto Moreno González Universidade Federal de Juiz de Fora
Vozes e caminhos em busca das habilidades escritoras e leitoras Cristiane Cabral RochaMaria Arlete Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Formação ao longo da vida do professor de violão popular Paulo André Tavares de Brasília/DF Eudes de Carvalho Braga Delmary Vasconcelos Abreu Universidade de Brasília
Professores iniciantes do curso de letras-inglês (UESPI): recordações da vida acadêmica como fonte de aprendizagem da profissão Renata Cristina da Cunha Instituto Federal do Piauí

Sessão Comunicação 45 – Sala 7 – Instituto de Educação

Coordenação: Lúcia Gracia Ferreira - UFRB
Trabalhos Autores Instituições
Leitores rurais no Alto Sertão da Bahia: narrativas leitoras Zelia Malheiro Marques Universidade do Estado da Bahia
Da relação com os nomes: desvelando contextos e histórias de professores rurais Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Os ginásios de ensino secundário: da construção à consolidação do campo educacional em memórias e biografias de autores do sul de Mato Grosso (1920-1970) Jéssica Lima Urbieta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Memórias formativas da Escola Estadual Visconde de Congonhas do Campo César Augusto do Prado Moraes Adriana Barroso Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
As intinerancias da docência na roça: narrativas de uma professora da zona rural de Boa União/BA Juliane Costa SilvaEdilange Borges de Souza Universidade do Estado da Bahia
“Vem jogar mais eu, mano meu!”: narrativas de ensinaraprender capoeira na escola Admir Soares de Almeida Junior Universidade Federal de Minas Gerais

Sessão Comunicação 46 – Sala 8 – Instituto de Educação

Coordenação: Luci Fatima Montezuma - UFSCar
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas de professores sobre a atuação junto aos alunos com necessidades educacionais especiais no 1º ciclo Sandra Pavoeiro Tavares Carvalho Filomena Maria de Arruda Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso
Inclusão de estudantes surdos em aulas de educação física: experiências de um professor Ronnie Fonseca Barbosa Ana Paula Medeiros Destro Centro Universitário de Várzea Grande Universidade Federal de Mato Grosso
Pelas páginas dos memoriais: histórias de formação e narrativas de professores Débora Mazza Nima Imaculada Spigolon Universidade de Campinas
Identidad Profesional de las Madres Comunitarias: entre biografías y narrativas. Una investigación sobre la profesionalización. Nora María Higuita Bedoya Universidad de Antioquia
Narrativas de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais – os desafios da profissão na educação pública estadual paulista Luci Fatima Montezuma Universidade Federal de São Carlos
Narrativas de formação: o trabalho social no Projeto Mais Quinze Dilermando Moraes Costa Jurema Rosa Lopes Universidade Unigranrio

Sessão Comunicação 47 – Sala 9 – Instituto de Educação

Coordenação: Ana Glícia de Souza Medeiros - UFRN
Trabalhos Autores Instituições
A prática pedagógica de algumas professoras da Rede Municipal de Educação de Primavera do Leste – MT que participaram do PNAIC Kátia Cristina Carse Alcover Faculdades dos Vales Elvira Dyrell
A gestão da sala de aula no grupo escolar Coronel Solon na década de 1958 e 1970: com a palavra, as professoras Ana Glícia de Souza Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Valores, propósitos y tradiciones de pensamiento en la práctica educativa. El relato de una profesora de secundaria. Patricia Hermosilla Salazar Universidad de Chile
Magda Soares na década de 1960: da influência de Theodore Brameld à produção de Português através de textos Júlio César Bombonatti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Professora Maria da Glória Sá Rosa: capital cultural e atuação no ensino secundário Heloise Vargas de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sessão Comunicação 48 – Sala 10 – Instituto de Educação

Coordenação: Ionice da Silva Debus - UFSM
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas do professor iniciante... Desafios em início de carreira e o currículo escolar Márcia Roza Lorenzzon Sueli de Oliveira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
Autobiografia e saberes docentes: refletindo sobre a formação Renata da Silva de Jesus Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Narrativa autobiográfica como ponto de partida para a construção do pensamento docente Marcus Vinicius de Campos França Lopes Iury Lara Alves Universidade Federal de Mato Grosso
Voces y memorias de jóvenes inadvertidos en la educación Blanca Susana Vega Martinez Juana María Méndez Pineda Fernando Mendoza Saucedo Universidad Autónoma de San Luis Potosí
Formação docente e cinema: narrativas autobiográficas em “ação”. Ionice da Silva Debus Valeska Maria Fortes de Oliveira Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos Universidade Federal de Santa Maria

Sessão Comunicação 49 – Sala 11 – Instituto de Educação

Coordenação: Dirlaine Beatriz França de Souza - EEPAS
Trabalhos Autores Instituições
Práticas docentes: caminhos entre narrativas e formação Ana Cristina Correa FernandesAndréa Relva da Fonte G. EndlichCláudia Vianna de Melo Universidade Federal Fluminense Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Reconfiguração das práticas na escola mariana nunes passos: um projeto multirreferencial. Adriane Ayub Correa Satyro Silvia Beatrix Tkotz Fábia Moreira Silva Josiane Vilasboa de Vasconcellos Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Universidade Estácio de Sá
Sobre o processo de produção de narrativas dos sertanejos baianos: a busca por indícios acerca das práticas de escrita Lorena Enéas Rosa Santos Huda Silva Santiago Universidade Estadual de Feira de Santana
Ateliê (auto)biográfico enquanto espaço privilegiado da escrita de si Dirlaine Beatriz França de Souza Escola Estadual Professor Akio Satoru
O estágio supervisionado como espaço de formação docente na travessia da diversidade: narrando a experiência Antonia Regina dos Santos Abreu Alves Maria Dolores dos Santos Vieira Universidade Federal do Piauí

Sessão Comunicação 50 – Sala 1 – FAeCC

Coordenação: Maria José Dantas - UFS
Trabalhos Autores Instituições
Memórias de formação: as narrativas de professoras acerca da sua constituição docente Dayanne Dailla da Silva Cajueiro Roseli Araujo Barros Universidade Federal do Pará
Narrativas de professores aposentados: memória e o processo de envelhecimento Sonia da Cunha Urt Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Memórias de formação e educação indígena: narrativas docentes e ecologia de saberes no cotidiano da educação indígena Ines Barbosa de Oliveira Leonardo Ferreira Peixoto Universidade do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Amazonas
“Um rastro luminoso”: Doriana Zamboni, formas e sentidos de sua atuação docente Maria José Dantas Universidade Federal de Sergipe
Educação feminina: a profissão técnica em secretariado em Cuiabá Rillyenne Kathy de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
A escola nos anos de 1960: narrativas de uma ex-aluna de Mossoró/RN Antonia Milene da Silva Maria Antônia Teixeira da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sessão Comunicação 51 – Sala 2 – FAeCC

Coordenação: Yoshie Ussami Ferrari Leite - UNESP
Trabalhos Autores Instituições
O diretor e a gestão democrática na escola pública: uma análise autobiográfica João Ferreira Filho Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista de Presidente Prudente
Narrativas (auto) biográficas de professores supervisores do PIBID: trajetórias formativas em construção Giovana Maria Belém Falcão Universidade Estadual do Ceará
Relações Interpessoais na escola - um caminho para as reminiscências Mônica Maria de Azevedo Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense Universidade Federal Fluminense
Reflexos de memórias formativas Lucia Maria Batista Fonseca Maria José Lopes de Araújo Universidade Federal do Pará
Docência na educação básica: implicações do PIBID na formação continuada Hilderlandia Penha Machado Santos Universidade do Estado da Bahia
Ser professor na educação profissional: narrativas em foco Claudia Maria Lima da Costa Universidade Federal do Piauí

Sessão Comunicação 52 – Sala 3 – FAeCC

Coordenação: Felipe Ferreira Joaquim - UNESP
Trabalhos Autores Instituições
Narrativas autobiográficas de professores alfabetizadores iniciantes: a escola como espaço formativo Cátia Soares Madaleno Menezes Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Oficinas de escrita: espaço de invenção e partilha de narrativas Felipe Ferreira Joaquim Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
Narrativas sobre metodologias e o discurso do erro no ensino da matemática: memórias e experiências docentes Danielle Dias da Costa Márcio Moreira Monteiro Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso Universidade do Estado do Amapá Universidade Federal do Pará
As narrativas (auto)biográficas e a profissão docente de uma professora da zona rural com baixa visão Cristina Araujo Ramos Reis Universidade do Estado da Bahia
Formação docente na área da deficiência visual: narrativas de professoras egressas de cursos do Instituto Benjamin Constant Elise de Melo Borba Ferreira Instituto Benjamin Constant
Percepções das professoras experientes: narrativas acerca do currículo escolar Sueli de Oliveira de Souza Márcia Roza Lorenzzon Universidade Federal de Mato Grosso

Sessão Comunicação 53 – Sala 4 – FAeCC

Coordenação: José Norberto Basso Junior - UNICID
Trabalhos Autores Instituições
Memórias do grupo escolar Leonidas de Matos sob a narrativa do ex-aluno Benedito Pedroso Emilene Fontes de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
Escrever e compartilhar histórias de vida: uma prática de (auto)formação de futuros professores de matemática Silvia Maria Medeiros Caporale Universidade Federal de Lavras
Questões de gênero na UFMT: mulheres no espaço acadêmico universitário Sandra Jung de Mattos Universidade Federal de Mato Grosso
Autoformação do gestor acadêmico de instituições de educação superior privadas: memórias da prática José Norberto Basso Junior Celia Maria Haas Universidade Cidade de São Paulo
Historias de vida de emprendedores en España para mejorar su formación y su gestión de la carrera. Magdalena Suárez Ortega José González Monteagudo Universidad de Sevilla
Escritoras baianas (alagoinhenses) Maria Feijó, Luzia Senna e Joanita Santos e suas narrativas carregadas de experiências Maria José de Oliveira Santos Universidade do Estado da Bahia
O eu coletivo – a narrativa oral sobre si como um caminho à interculturalidade Fernando Moreira Falcão Neto Universidade Estadual do Ceará

Sessão Comunicação 54 – Sala 5 – FAeCC

Coordenação: Fernando Fidelis Ribeiro - UEMS
Trabalhos Autores Instituições
Uma escalada pelo terreno da narrativa (auto)biográfica frente à alunos com altas habilidades/superdotação Fernando Fidelis Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
No rastro das pegadas franciscanas: a compreensão da docência no sudeste goiano em meados do século XX a partir das narrativas de professoras. Walkiria Vieira do Prado e Souza Juliana Pereira de Araújo Universidade Federal de Goiás
Memórias e histórias de vida: possibilidades de pesquisas com professores aposentados Celi Traude Kellermann Sandra Novais Sousa Fernando Fidelis Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Sonho-charneira: Símbolos instituintes de um movimento de trans/formação Vânia Medeiros Gasparello Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Memórias que guardam histórias: escola normal rural Nossa Senhora Auxiliadora em Porto Velho (1937-1946) Fernanda Batista do Prado Universidade Federal de Mato Grosso
Cuando la educación es política… y partidaria. la “agrupación educadores en el proyecto nacional” de avellaneda. Biografïas, visiones y desafíos de sus protagonistas Gabriel Roizman Javier Gomes Pemeta Maria de Los Angeles La Fontaine Javier e Maria sem cadastro Colectivo Educadores en el Proyecto Nacional y Popular

Sessão Comunicação 55 – Sala 6 – FAeCC

Coordenação: Monica Maria Gadelha de Souza Gaspar – UPE
Trabalhos Autores Instituições
“Eu vim para o mato grosso e me tornei professor”: narrativas docentes Cláudia Landin Negreiros Universidade do Estado de Mato Grosso
Triz – o que a fala da criança ensina Daniela Quevedo Pacheco Faculdade de Educação da Unicamp
Entrelaçamentos entre pesquisa e formação: as imagens simbólicas no processo investigativo. Angelita Hentges Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal de Pelotas
Narrativas de professoras: por uma formação contínua emancipatória e desinvisibilização de saberesfazeres docentes Marina Santos Nunes de Campos Graça Regina Franco da Silva Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro
As dimensões para a escrita do gênero memorial de formação Monica Maria Gadelha de Souza Gaspar Universidade de Pernambuco
A escrita de si como experiência estética ao formar formando-se Tânia Maria de Sousa França Universidade Estadual do Ceará

Sessão Comunicação 56 – Sala 7 – FAeCC

Coordenação: Sandra Mabel Llosa - UBA
Trabalhos Autores Instituições
Memórias de professores aposentados da UFMS: UMA análise do fazer pedagógico Maria Aparecida Borges da Silva Soraya Cunha Couto Vital Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Na esteira das narrativas (auto) biográficas de uma professora do ensino superior e sua relação com os alunos: implicações de contar-se Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Las biografías educativas como estrategia de investigación – formación – transformación: hallazgos y desafíos Sandra Mabel LLosa Universidad de Buenos Aires
For mação do professor em serviço: desafios e dificuldades Martha Regina Egéa Kleine Universidade São Francisco
Tempos e espaços educativos: narrativas em contexto e pretexto Micheleni Marcia de Souza Moraes Celia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Narrativas de si e trajetórias de formação no grupo de discussão-reflexão: a professora alexandra Marjorie Samira Ferreira Bolognani Universidade São Francisco

Eixo 3 - Infâncias, narrativas e diálogos intergeracionais

Sessão Comunicação 57 – Sala 8 – FAeCC

Coordenação: Adelson Dias de Oliveira – UNIVASF e UNEB
Trabalhos Autores Instituições
Práticas educativas e diálogos intergeracionais: narrativa de docência no ensino médio de territórios rurais Adelson Dias de Oliveira Ana Cecilia dos Reis Dias Fabrício Oliveira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco Universidade do Estado da Bahia
Conversando com crianças da zona rural sobre a escola Gilcilene Lélia Souza do Nascimento Maria Da Conceição Passeggi Universidade Federal Rural do Semi-Árido Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Escritos entre gerações: redes de criação e afeição Selma Machado Simão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Experiências narrativas com alunos do 3º ano do ensino fundamental: um processo de pertença Cidineia da Costa Luvison Universidade São Francisco
Narrativas de alunos dos anos iniciais das Escolas Parque de Brasília sobre a aula de música Olívia Augusta Benevides Marques Universidade de Brasília

Eixo 4 - (Auto)biografias, narrativas digitais, história, literatura e artes

Sessão Comunicação 58 – Sala 9 – FAeCC

Coordenação: Maria Celi Chaves Vasconcelos - UERJ
Trabalhos Autores Instituições
Primitivo Moacyr: a história de um historiador Guaraci Fernandes Marques de Melo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Um professor para a corte brasileira: aspectos biográficos de Luiz Aleixo Boulanger Jaqueline Vieira de Aguiar Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Traços biográficos do Diretor da Instrução na Província do Rio de Janeiro: Josino do Nascimento Silva Vinicius Teixeira Santos Universidade Católica de Petrópolis
Trajetórias de prescrições docentes na imprensa periódica de ensino e de técnicas da educação física (1932-1960) Juliana Martins Cassani Matos Amarilio Ferreira Neto Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
Normatizar e sistematizar: escritas de práticas educativas na imprensa periódica de ensino e de técnicas da educação física (1932-1960) Wagner dos Santos Juliana Martins Cassani Matos Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo

Sessão Comunicação 59 – Sala 1 Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Fabiana Regina da Silva - UFSM
Trabalhos Autores Instituições
Horizonte teórico e ético do gênero biográfico Jonas Jefferson de Souza Leite Universidade Estadual da Paraíba
Identidade étnico-cultural polono-brasileira e agenciamento da memória na contemporaneidade Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria
Performance e Autobiografia: "estudo para uma identificação" um exercício autêntico Teresa Luzio Universidade do Porto
Histórias de vida e patrimônio cultural Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville
Narrativas ilustr(adas): saberes e experiências da educação de jovens e adultos Adriana Alves Fernandes Costa Fabrícia Vellasquez Paiva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Eixo 5 - Escrita de si, resistência e empoderamento

Sessão Comunicação 60 – Sala 2 Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Cristóvão Pereira Souza – UFRN
Trabalhos Autores Instituições
O papel da professora de apoio: experiências com minha aluna com baixa visão no 9º ano da escola pública Viviane Cabral Bengezen Universidade Federal de Uberlândia
A experiência da deficiência: entre a “necessidade” de ser normal e o direito a ser diferente Felipe Leão Mianes Universidade Luterana do Brasil
A condição de acompanhantes de cuidadores de crianças hospitalizadas e suas significações sobre si Larissa Franco Severino Universidade Federal de Mato Grosso
Narrativas de exclusão na escuta de comportamentos desafiadores na escola Cristóvão Pereira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Narrativa, pertencimento e significação de si: vivências socioeducativas em um CAPSI Ruzia Chaouchar dos Santos Naiana Marinho Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso

Eixo 6 - Histórias de vida, gênero e diversidades

Sessão Comunicação 62 – Sala 4 Bloco Didático – Faculdade de Economia

Coordenação: Nilvaci Leite de Magalhães Moreira - UFMT
Trabalhos Autores Instituições
Nos versos do samba: “o sol entrou, escureceu, samba morena que o tempo é seu” Maiza Messias Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Narrativas e histórias de um líder quilombola: a trajetória de vida do Senhor José Atanázio de Lima da Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida do Chumbo do município de Poconé/MT Luciano da Silva Pereira Escola Municipal Norberto Jose Gehlen
Novos caminhos na educação fluminense – Rubens Falcão Marcia da Silva Quaresma Universidade Veiga de Almeida
Trajetórias profissionais de enfermeiras estomaterapeutas Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
A trajetória de vida de uma professora assentada: a narrativa enquanto instrumento de reflexão e formação Pedro Paulo Souza Rios André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia Universidade do Estado da Bahia
Histórias de vida de duas mulheres quilombolas Nilvaci Leite de Magalhães Moreira Maria Lúcia Rodrigues Muller Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Federal de Mato Grosso

Entidades Promotoras

Organização| Co-Organização|Financiamento|Apoio Institucional|Apoio Local
  • Biograph logo